Últimos Posts

< Voltar
  • Como Fazer Scrapbook – Dicas e Inspirações pra Você Arrasar

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

    Olá pessoal, tudo bem? 

    Neste post vamos falar de uma arte cativante e muito, muito gostosa de se fazer… O Scrapbook. Eu diria que é um tipo de arte viciante para quem começa, gosta e não quer mais parar.

    Vou te mostrar várias dicas ótimas de como fazer Scrapbooking e inspirações que vão te encantar e ajudar a criar o seu próprio Scrapbook.

     

    O que é Scrapbook?

    O Scrapbook é uma terminologia em inglês para definir um livro com recortes de vários tipos. Uma técnica de personalizar álbuns de fotografias ou agendas com recortes de fotos, convites, mini-álbuns, capas de caderno, livrinhos, etc.  

    Além do recorte e da colagem de papéis, consiste também em uma composição de memórias e recordações usando fotografias, ou seja, registro de momentos de forma criativa. 

    Inicialmente, os materiais à disposição desta arte eram especialmente papéis e adesivos. Com o passar dos anos, as técnicas de Scrapbook foram se atualizando e existem inúmeras opções de materiais e ferramentas que podemos usar e deixar o projeto ainda mais bonito e criativo. Eu diria, que o mais importante nesta evolução seriam os materiais livres de Ácido (Acid Free), muito importantes para a conservação do trabalho, evitando deixar as páginas e fotos amareladas com o tempo. 

    Outra vantagem que temos hoje é a produção de inúmeros tipos de papéis estampados, ferramentas e outros materiais direto aqui no Brasil, o que torna esta arte mais acessível para todos nós. 

     

    Como Fazer Scrapbook Passo a Passo

    Temas

    Para começar, antes de tudo você precisa escolher o tema do projeto. Isso ajudará muito na elaboração e escolha dos papéis e até mesmo das fotos que utilizaremos.

    Exemplos:

    • Fazer um mini-álbum com o tema viagem de toda a família para a Disney.
    • Uma página da sua viagem para Paris.
    • Um momento especial com sua família num sítio, ou com o seu bichinho de estimação.

    As ideias são infinitas, basta usar sua criatividade, definir o tema e começar a criar!

     

    Fotos

    Escolha fotos bonitas, claras, e que registrem momentos bem especiais. Não precisam ser fotos produzidas profissionalmente. Existem fotos do dia a dia que remetem muita emoção e merecem uma produção na decoração de uma página, por exemplo. Mas a impressão das fotos dever ter muita qualidade.

    Eu gosto muito das fotos em preto e branco, pois assim consigo deixar mais harmonioso o trabalho com relação a paleta de cores do projeto. 

    Para fazer a impressão das minhas fotos eu uso os Papéis Fotográficos a Prova D’água da Mimo. A impressão fica perfeita e o trabalho muito mais bonito.

     

    Materiais para Scrapbook

    Depois de decidir qual será o seu tema, você poderá adquirir os materiais decorativos que você usará para decorar o seu projeto. Existe uma enorme variedade de materiais e acessórios que você pode usar para personalizar o seu Scrapbook.

    Abaixo listei algumas opções de produtos que existem e são ótimos para esse tipo de trabalho.

     

    INSUMOS

     

    Conheça alguns desses produtos e as incríveis e infinitas possibilidades de trabalho que você pode ter com eles no Post Materiais para Artesanato:

     

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

     

    MÁQUINAS E FERRAMENTAS

    Os equipamentos e ferramentas para o trabalho de Scrapbooking são muito importantes para ajudar você a fazer trabalhos bem bonitos e elaborados, além de facilitar e agilizar o trabalho, claro!

    São alguns deles:

     

    Conheça melhor essas ferramentas e equipamentos no Post Ferramentas para Scrapbook:

     

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

     

    E as Silhouettes? Você já conhece?

    As Silhouettes são máquinas de corte caseiras. No software Silhouette Studio você pode criar e desenvolver vários modelos de convites, lembrancinhas, bolos de papel, flores, adesivos, sem necessidade de ter conhecimentos avançados de outros Softwares de design. 

    Se você não conhece as Silhouettes ou tem dúvidas de qual modelo é o melhor para você e seu negócio, veja o Post Diferenças entre as Silhouettes que a DT Pri Sathler preparou aqui para o Blog. Nele você irá conhecer tim-tim por tim-tim sobre os equipamentos e?entender melhor qual a mais indicada para você. 

     

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar   

    Ideias para Páginas de Scrapbook

     

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

    como-fazer-scrapbook

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

     

    Nestes layouts fiz cortes na Silhouette Cameo, usei Carimbos personalizados da Mint, Fita Banana Mimo, Tesoura, cortei flores na Silhouette e modelei com boleadores, usei fitas, rendas e pedrinhas, imprimi as fotos no Papel Holográfico. 

    Se você é um iniciante nesta arte, não se preocupe em fazer projetos elaborados demais no começo. Vá de acordo com o seu tempo. Faça pesquisas, cursos e inspire-se com os designers preferidos.  

    Existem trabalhos maravilhosos por aí, mas que podem não ser a sua cara, do seu gosto e então não pense em copiar e sim em criar o seu próprio estilo que você ame fazer. Olha esses outros exemplos encontrados no Pinterest:

     

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

     

    Corte de background com as patinhas do pet. 

     

    Como Fazer Scrapbook: dicas e inspirações pra você arrasar

     

    Cortes na Silhouette e apliques de Foil na Mimo Stamping. 

     

    Dicas para montar seu próprio Scrapbook

    1ª Dica – O seu projeto de Scrapbook não precisa ser necessariamente um projeto caro, você pode fazer cortes especiais na Silhouette e criar tags, backgrounds, monogramas, títulos, textos, enfim, tudo que você precisa para personalizar o seu projeto de acordo com o tema escolhido.  

    2ª Dica – Você pode criar seus próprios carimbos na Silhouette Cameo ou na Mint. Crie carimbos básicos que combinem com vários temas para você ter um leque de opções quando precisar. Os carimbos são a cara do Scrapbook, não deixe de usar. Fica lindoooo!!!

    3ª Dica – Ah outra técnica linda e que enriquece muito o projeto são os lettering’s, que estão super na moda nos dias de hoje e podemos também usar nas nossas páginas de Scrapbooking. 

    4ª Dica – Use canetas lindas e coloridas. Não sabe escrever à mão? Na Design Store existem fontes e letterings que você pode cortar ou escrever com a caneta nas Silhouettes. 

    5ª Dica – Use e abuse também das plaquinhas de relevo e use a Mimo Embossing para criar estampas lindas e criativas.

     

    Espero que você goste desta arte tão linda, que pra mim, além de hobby e profissão, também é uma terapia. Faz muito bem a alma. Crie projetos lindos e emocione sua família, você e seus clientes!! 

    Sim, ganhando experiência nesta arte você poderá oferecer projetos personalizados para os seus clientes que preferem encontrar este produto prontinho. Já pensou vender um produto lindo, que você ama fazer e ainda deixar seu cliente cheio de alegria e emoção?!! 

    Boa sorte e faça muito Scrapbook. Faz bem para a alma!!!! 

    Não esqueça de nos marcar em suas postagens: ?@silhouettebrasil @magiadoscrap.

     

    E se você ainda não tem uma Silhouette, aproveite o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua e fazer lindos projetos como estes!!!

     

    Cupom de desconto Silhouette

     

    Continue acompanhando meu trabalho e as novidades aqui do Blog da Silhouette Brasil, toda semana tem conteúdos novinhos pra você. Se encante e aprenda muito mais!!

     

    Beijos, 

    Cyntia Castro DT Silhouette Brasil

    Cyntia Castro

    www.magiadoscrap.com