Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil lover! Tudo bem? Eu sou a Sil, sua melhor amiga de trabalho! Você já se pegou pensando: “Quais as diferenças entre as Silhouettes?”, “Qual a melhor Silhouette: Cameo 4, Cameo 4 Plus, Curio ou Portrait 2?” Essas são as perguntas mais ouvidas e respondidas de todos os tempos no universo de possibilidades Silhouette Brasil.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o quê a Silhouette fazpara que a Silhouette serve e qual a melhor Silhouette para o seu tipo de trabalho.  Se você tem essas mesmas dúvidas, leia este post até o final, para ver tudo o que precisa saber para escolher qual  é a melhor máquina de corte para você e seu negócio.

 

O que é Silhouette?

Se você está aqui, lendo esse texto, provavelmente já sabe o que é uma Silhouette, mas não custa reforçar. Silhouette é uma plotter de recorte doméstica, ou popularmente falando, máquina para corte de papéis. Na verdade, ela vai além do papel e corta diversos outros materiais.

Antigamente, este tipo de máquina só existia em gráficas profissionais.  A diferença é que a Silhouette Brasil criou uma máquina de corte acessível e que cabe na nossa casa e principalmente no nosso orçamento, as amadas e insubstituíveis Silhouettes!!!

A Silhouette Brasil tem vários modelos de máquinas diferentes: Cameo 3, que saiu de linha recentemente, Cameo 4, Cameo 4 Plus, Portrait 2, Curio, Alta e Mint. Cada uma delas tem suas características e funcionalidades específicas. E é sobre isso que vamos falar agora: as funções, vantagens e diferenças de cada Silhouette.

 

DIFERENÇAS ENTRE AS SILHOUETTES

Embora todos estes produtos abaixo sejam da marca Silhouette e a maioria deles sejam máquinas de corte, há muitas diferenças entre estes equipamentos, conforme você vai ver agora. Tamanhos das áreas de corte, tipos de lâminas e materiais aceitos, capacidade para fazer impressão 3D e até para a criação de carimbos. Confira!

 

Diferenças Silhouettes: Entenda qual melhor você

 

Silhouette Cameo 4

A Silhouette Cameo 4 é a mais nova e robusta máquina de corte da marca, pois possui uma força de corte de até 5Kg contra apenas 250g da Cameo 3. Isso permite o corte de materiais mais grossos, tais como o couro, madeira balsa, papel paraná, acetato, lonita, feltro, tecidos, EVA e muitos outros.

Para cortar estes materiais mais grossos, a Cameo 4 usa a Lâmina Kraft de 3 mm. Mas, ATENÇÃO, apesar do nome, a Lâmina Kraft não serve para cortar papel, nem o papel Kraft, ela não foi desenvolvida para este material e só recebeu este nome, pois, em inglês, a palavra “kraft” significa artesanato.

A profundidade de 3 mm da Lâmina Kraft de 3 mm – Silhouette foi projetada especificamente para aproveitar a folga aumentada da Cameo 4  e da Cameo 4 Plus e, assim, cortar materiais ainda mais espessos.

Mas, ATENÇÃO! Para cortar com a Lâmina Kraft 3 mm – Silhouette, é recomendado usar a Base de Corte de Forte Fixação Silhouette. Esta base possui uma cola mais forte, o que aumenta seu poder de fixação, impedindo que estes materiais mais espessos se soltem dela ou se movimentem durante o corte.

Cameo 4 é a Silhouette mais rápida

Aém de ter a força de corte mais alta, a Silhouette Cameo 4 possui uma velocidade de corte em linha reta 3 vezes mais rápida do que a da Cameo 3. E não para por aí, já que a velocidade de aceleração também foi aumentada em cerca de 2x no comparativo Cameo 4 X Cameo 3.

A aceleração da Cameo 4 (velocidade que a máquina usa para cortar quando a lâmina precisa virar ou mudar de direção) é 2 vezes maior em relação à de sua última antecedente.

 

Cameo 4 Facilita a Depilação Automática

Com a Lâmina de Depilação Automática para Cameo 4 – Silhouette, a Cameo 4 faz um furo em cada parte a ser depilada no adesivo, onde o gancho se encaixa, tudo para facilitar ainda mais seu trabalho.

 

Silhouette Cameo 4 tem Detecção Automática de Ferramentas

Há ainda a detecção automática de ferramentas, que é uma função exclusiva da Cameo 4. Esta novidade permite que a máquina de corte detecte e se ajuste automaticamente a qualquer ferramenta que você conectar no carro (lâmina, caneta, etc), sem precisar alterar as configurações do Silhouette Studio. Sonho né?

As novas lâminas para Cameo 4 possuem um novo formato compatível com a detecção automática de ferramentas. Mas, você ainda poderá usar os acessórios das Silhouettes anteriores também. É que a Silhouette Cameo 4 já acompanha um Kit de Adaptadores de Ferramentas para Cameo 4 – Silhouette, cada um para um tipo de acessório das outras Silhouettes:

  • o Adaptador Preto serve para a Lâmina de Corte Silhouette e Lâmina de Corte para Tecidos;
  • já o Adaptador Cinza permite o uso da Lâmina de Corte Profundo e da Lâmina Premium,
  • por sua vez, o Adaptador Azul possibilita que você use as Canetas Silhouette antigas;
  • e, por último, mas não menos importante, o  Adaptador Branco desenvolvido para usar a Lâmina Kraft de 2 mm.

Aprenda como usar os adaptadores da Cameo 4 neste vídeo aqui do Canal Silhouette Brasil no Youtube:

Cameo 4 Corta sem Base de Corte

Isso mesmo, a nova Silhouette Cameo 4 pode cortar sem o uso da base de corte. Mas, esta opção é válida apenas para os projetos com poucos detalhes. Esta nova máquina de corte da Silhouette deixa um ponto de ligação para que o corte fique preso à folha e, depois, você precisará apenas destacar! Incrível demais, né? Confira no vídeo abaixo:

Cameo 4 é a melhor máquina de cortar feltros e tecidos

A Cameo 4 é a única Silhouette compatível com a Lâmina Rotativa para Cameo 4 – Silhouette, que dispensa o adesivo de precisão de corte e entrega um resultado de corte perfeito e prático de tecidos e feltros. Além disso, cortar estes materiais é muito mais fácil na Cameo 4, como você pode ver neste vídeo abaixo:

Cameo 4 é melhor para quem trabalha com vinil adesivo

É que a Cameo 4 também acompanha o Suporte de Rolos (Roll Feeder), que, antes, era vendido separadamente, mas, agora, já vem embutido e retrátil.

Cameo 4 Tem Roll Feeder Embutido

Além disso, com a Lâmina de Corte Transversal para Cameo 4 – Silhouette, que agora também vem embutida, você economize material para o seu próximo trabalho ao separar a mídia de forma reta e precisa. Ela é ideal para facilitar o corte transversal nas mídias em rolo, como o vinil adesivo.

 

Cameo 4 tem Lâmina de Corte Transversal Embutida

 

Ou seja, você pode cortar o pedaço de vinil ou outra mídia em rolo que for usar e fazer o corte personalizado para seu artesanato no mesmo lugar e sem precisar de base de corte. E se ela ficar desgastada com o tempo de uso, é só fazer a reposição, comprando um refil na Loja Silhouette Brasil.

 

Tudo Sobre a Silhouette Cameo 4

A Nilmara Quintela, do meu Time de Designers Silhouette Brasil, contou tudo sobre a Cameo 4 em uma live fantástica lá no meu Canal no YouTube. Ela falou sobre as novas funções da Cameo 4, tirou dúvidas, explicou as diferenças entre a cameo 4 e Cameo 3 e muito mais. Confira:

 

Se você ainda quiser mais informações sobre a Silhouette Cameo 4, dê uma conferida nestes dois outros posts do Blog Silhouette Brasil: “Silhouette Cameo: Novidades, Recursos e Vantagens” e “Cameo 4 x Cameo 3: Qual é a Melhor para meu Negócio“.

 

Silhouette Cameo 4 Plus

A Silhouette Cameo 4 Plus faz tudo o que a Cameo 4 e que lhe expliquei acima, porém, ela tem a maior área de corte de toda a linha Silhouette: 37,1 cm por 38.1 cm, enquanto a Cameo 4 tem área de corte limitada a 30 cm de largura. Ela é excelente para quem precisa fazer trabalhos maiores, como personalização de paredes ou artesanatos grandes.

 

Cameo 4 Plus tem maior área corte linha Silhouette

A Cameo 4 Plus vai conseguir cortar versões maiores até dos materiais mais espessos, que são os diferenciais desta linha, como o couro, madeira balsa, papel paraná, acetato, lonita, feltro, tecidos, EVA e muitos outros.

Silhouette Curio

A Silhouette Curio é uma máquina que também faz, além do corte, outros trabalhos interessantes, como alto e baixo relevo, pontilhado e gravação em folhas de metal e marcações em madeiras de até 5mm de espessura. Confira tudo sobre a Silhouette Curio no vídeo abaixo:

 

 

Para cada trabalho desses, existe uma ferramenta específica da Silhouette Curio. Além disso a Curio também é capaz de cortar materiais espessos com até 2mm usando a Lâmina de Corte Profundo. É uma ótima máquina complementar pra quem trabalha com papelaria e gostaria de ter outros recursos para incrementar seu trabalho.

O programa utilizado para trabalhar com essa máquina de corte é o Silhouette Studio (software exclusivo da Silhouette), ele já acompanha a máquina. A Curio também já acompanha uma biblioteca de arquivos digitais (shapes) prontos para uso.

 

Curio faz gravação metal

 

A Silhouette Curio possui um sistema de base de corte diferenciado das outras Silhouettes. Ela funciona com um suporte de base rígido, disponível em 2 tamanhos: 21,6cm x 15,24cm (A5) e 30cm x 21cm (A4). Junto com esse suporte você tem dois tipos de base; a Base de Corte e a Base de Relevo.

E além disso você também vai trabalhar com as plataformas. Plataformas são placas usadas para o ajuste de altura do seu material, dependendo do trabalho que você for realizar. O próprio Silhouette Studio vai te dizer quantas e quais deverão ser usadas.

A Curio foi a primeira Silhouette a ter carrinho duplo, utilidade que serve para você trabalhar com duas ferramentas diferentes em sequência. Você pode, por exemplo, desenhar e cortar um mesmo material sem ter que trocar a ferramenta.

Foi também a primeira Silhouette a trabalhar com a Lâmina de Corte Profundo e com ela você corta couro sintético, feltro, eva, cortiça e outros materiais com até 2mm de espessura que não sejam muito densos.

 

Como funciona a Silhouette Curio:

A Curio tem um sistema de bases e lâminas diferente das outras Silhouettes, por isso, veja no vídeo abaixo como é o funcionamento dela:

 

 

Veja esse corte de EVA feito na Silhouette Curio. Fica perfeito!

 

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Curio

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Curio

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Curio

 

Como Fazer gravação em madeira na Silhouette Curio

Recentemente, no meu Canal no Youtube, a Thiara Ney, do meu Time de Designers Silhouette Brasil, mostrou em um vídeo bem didático como fazer gravação em madeira usando as Canetas Silhouette na Curio. É bem fácil de fazer, veja só:

 

 

Como Fazer Relevo na Silhouette Curio

Além de tudo isso que já te mostrei e falei, a Silhouette Curio ainda consegue fazer a magia do emboss, por meio da Lâmina de Relevo (Fino) para Silhouette Curio e da Lâmina de Relevo (Grosso) para Silhouette Curio. Veja só como é fácil fazer este tipo de trabalho com ela no vídeo abaixo:

 

 

Como fazer pontilhado na Silhouette Curio

Neste outro vídeo, você confere como fazer pontilhado em fotografias usando a Lâmina de Pontilhado e Gravação para Silhouette Curio:

 

 

Impressora 3D Silhouette Alta

Silhouette Alta® é diferente de todas as outras máquinas Silhouette do mercado. Ao invés de cortar materiais, ela imprime peças inteiras em 3D, de baixo para cima. É uma impressora capaz de imprimir qualquer objeto que você possa imaginar utilizando a tecnologia de impressão tridimensional.

Impressora 3D Silhouette Alta

Com a Alta você pode criar uma enorme variedade de projetos personalizados utilizando filamentos de plástico colorido. Dá para customizar sua casa, seu escritório, seus projetos, suas festas e muito mais! Você pode criar enfeites como este, por exemplo:

Enfeite impresso na Silhouette Alta

Consigo criar projetos em outros programas 3D e imprimir com a Alta?

Consegue sim! Você pode criar seus próprios projetos em Softwares 3D profissionais, exportar para o formato .stl ou .obj e importá-los para o Silhouette 3D.

Você também pode transformar os arquivos .studio aplicáveis, em objetos 3D prontos para impressão na Silhouette Alta. Veja como imprimir bijuterias na Silhouette Alta nos vídeos abaixo (é a gravação de uma live, que está dividida em Parte 1 e Parte 2):

 

 

Possibilidades de Criação com a Silhouette Alta

As possibilidades de criação com a impressora 3D Silhouette Alta são infinitas. Dá para imprimir cortadores de bolos, objetos decorativos, pequenos brinquedos, bijuterias, vasinhos para plantas, topos de bolo e muito mais, conforme você confere nas fotos a seguir.

Cortador biscoito impresso Silhouette Alta

Topo bolo casamento impresso Silhouette Alta

Vaso planta impresso Silhouette Alta

barco decorativo impresso Silhouette Alta

Vaso planta impresso Silhouette Alta

Cavalo xadrez impresso Silhouette Alta

Jarra abstrata impressa Silhouette Alta

Ao registrar a Silhouette Alta e conectá-la ao computador, aparecerão 25 designs gratuitos na biblioteca do programa. Mas, além dos projetos gratuitos, também é possível comprar designs prontinhos para imprimir direto na Design Store, na aba de projetos 3D para impressão. Olha só que máximo:

 

Moldes Silhouette Alta Vendidos na Design Store

Se você quiser saber ainda mais sobre a impressora 3D Silhouette Alta, confira este outro post do Blog Silhouette Brasil.

 

Silhouette Mint

A Silhouette Mint é a única máquina da Silhouette que não corta, pois, na verdade, ela é uma máquina de fazer carimbos personalizados. Isso, simples assim! Mas ela é incrível! A Mint é uma máquina pequena, que cabe na gaveta ou na bolsa, para você levar para qualquer lugar.

Além disso ela tem um software próprio e super simples de usar. Ela já vem com uma biblioteca de desenhos e você também pode criar os seus próprios desenhos e textos.

Os desenhos são gravados nas folhas de carimbo (específicas pra a Mint) por um processo térmico. Existem 7 tamanhos diferentes de folhas de carimbo e 18 cores de tinta específicas para os carimbos da Mint.

Por ser uma máquina digital os desenhos podem ser bem detalhados, pois a precisão do equipamento é ótima. Até mesmo para textos e fotografias. Entenda melhor como funciona a Silhouette Mint no vídeo abaixo.

 

Para quê serve a Silhouette Mint?

  • Para personalizar as suas embalagens e deixá-las incríveis.
  • Te ajuda a sugerir aos seus clientes a fazer o mesmo e produzir o carimbo para elas.
  • É ótima personalizar as lembranças, convites e papelaria da festa que você está fazendo.
  • Facilita muito na hora de estampar papel de presente.
  • Funciona como uma verdadeira mão na roda para estampar um tecido para um evento (obs. essa tinta não é pra tecido e portanto não pode ser lavada).
  • Já experimentou carimbar um balão? Dá super certo!!
  • Ideal para personalizar material escolar e outras etiquetas para organização.
  • E, é claro,  para carimbar tudo o que for de papel!

 

papel presente Natal personalizado silhouette mint

 

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Mint

Diferencial: Essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer com os carimbos personalizados da Silhouette Mint. Carimbos que você pode criar, aplicar quantas cores de tinta quiser em um único carimbo e carimbar até 50 vezes a cada recarga de tinta. Um máximo não é mesmo?!

Olha que legal esse balão personalizado com um carimbo de sorve feito na Mint:

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Mint

Silhouette Cameo 3

A Silhouette Cameo é a mais desejada e utilizada da nossa família de máquinas de corte Silhouette. Hoje, na versão 3, ela se tornou um equipamento muito versátil e robusto, a mais perfeita Silhouette a ser criada. Ela possui uma Base de Corte de 30cm x 30cm e de 30cm x 60cm e é capaz de cortar Vinil Adesivo com até 3m de comprimento, sem o uso da base de corte (fica a dica).

 

Cameo 3 corta vinil adesivo rolo

 

Os materiais que a Silhouette Cameo 3 corta são: papéis em diversas gramaturas e texturas, vinil adesivo, adesivos imprimíveis, material de Stencil, tecidos, transfers para tecidos, couro falso, feltro, EVA e outros materiais com até 2mm de espessura, juntamente com a Lâmina de Corte Profundo. É também possível utilizar Canetas para fazer desenhos e textos do jeito que quiser. As possibilidades são infinitas!!!

 

Desenho feito Cameo 3 Canetas Silhouette

 

Além de aceitar a Lâmina de Corte Profundo, a Silhouette Cameo 3 também permite trabalhar com a Lâmina de Corte Auto Ajustável, perfeita para facilitar ainda mais seu trabalho.

 

Cameo 3 compatível lâmina corte autoajustável silhouette

 

Ela também tem o carrinho duplo para o uso consecutivo de ferramentas, assim como a Curio, e  ainda aceita o adaptador Bluetooth, para você trabalhar sem fios. O programa utilizado é o Silhouette Studio, e ela também vem com uma biblioteca de desenhos.

Essa é a máquina de corte mais indicada para quem tem necessidade de trabalhar com formatos maiores ou para quem precisa de maior produção. A Base de Corte de 30 cm x 60 cm, exclusiva para a Silhouette Cameo, é a segunda maior área de corte de todos as máquinas de corte da marca. Perfeita para criar caixinhas e outros projetos ainda maiores.

 

Cameo 3 compatível base de corte 30 x 60

 

 

Como funciona a Silhouette Cameo 3:

 

Veja mais algumas ideias de projetos que podem ser feitos na Silhouette Cameo 3:

 

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Cameo 3

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Cameo 3

Diferenças entre as Silhouettes: Entenda como funciona a Silhouette Cameo 3

 

Silhouette Portrait 2

Costumo dizer que a Silhouette Portrait é a versão reduzida da Silhouette Cameo. A versão 2 da Portrait possui as mesmas funcionalidades da Cameo 3, só que com uma diferença na área de trabalho. A Silhouette Portrait tem a base de corte de 20cm x 30,5cm e também corta Vinil Adesivo de até 3m de comprimento sem a base de corte.

 

Silhouette Portrait 2 corta vinil adesivo

A Silhouette Portrait 2 corta os mesmos materiais que a Cameo 3: papéis em diversas gramaturas e texturas, vinil adesivoadesivos imprimíveismaterial de Stencil, tecidos, transfers para tecidos, couro falso, feltro, EVA e outros materiais com até 2mm de espessura (também usando a Lâmina de Corte Profundo). Também consegue trabalhar com Canetas para desenhar e escrever textos.

 

Silhouette Portrait 2 corta EVA materiais espessos

 

Diferentemente da Silhouette Cameo 3, a versão 2 da Portrait não tem carrinho duplo para o uso consecutivo de ferramentas, mas também aceita o adaptador Bluetooth e a Lâmina de Corte Auto Ajustável. O programa utilizado é o Silhouette Studio, assim como nas outras e também vai com uma biblioteca de arquivos prontos para uso.

Como funciona a Silhouette Portrait 2:

 

Todos as máquinas de corte vendidas pela Silhouette Brasil tem garantia de 1 ano e direito a assistência e suporte técnico sempre que precisarem, mesmo após a garantia. 

Todos as Silhouettes são bivolts. 

Mas afinal…

QUAL A MELHOR SILHOUETTE?

Sempre que alguém me pergunta “qual a melhor Silhouette para eu comprar”, eu pergunto de volta “pra quê que a pessoa quer usar a máquina”. O que você quer fazer? Com quais materiais você vai trabalhar mais? Demanda um formato maior ou o tamanho A4 é suficiente?

Essas são algumas das perguntas básicas que se deve fazer antes de decidir qual Silhouette comprar. Cada um vai usar a máquina de uma forma e com um propósito diferente. Por isso, entender direitinho quais são as diferenças entre as Silhouettes vai te ajudar a definir qual a melhor opção pra você.

Para te ajudar mais um pouco no que cada Silhouette pode fazer, criei um mapa de ideias lincando as máquinas a algumas das áreas de atuação no mercado. Claro que podem existir outros tantos nichos e produtos. O organograma é apenas para clarear um pouco mais tudo o que disse até agora. Veja abaixo!

 

Esquema mapa ideias possíveis fazer cada silhouette

 

 

Vale lembrar também, que o desenvolvimento tecnológico dessas máquinas de corte tem tornado nossa decisão cada vez mais fácil. Antes somente a Silhouette Curio fazia corte profundo, agora a Cameo 4, a Cameo 4 Plus, a Cameo 3 e a Portrait 2 também fazem!

Todas os modelos de Silhouettes têm se tornado cada vez mais versáteis e isso é ótimo para a gente! Significa que se você quiser experimentar outros materiais ou mudar o que você faz, o seu equipamento provavelmente vai te atender nas novas demandas.

 

Tabela de diferenças entre máquinas de corte Silhouette

Apesar de toda esta inovação e versatilidade, conforme te mostrei acima, ainda é muito importante considerar a área de corte, dentre outras diferenças de cada uma para fazer a melhor escolha.

E aí, como estamos chegando ao final deste post, para te ajudar, caso você ainda não tenha entendido muito bem as diferenças entre as Silhouettes, criei a tabela comparativa abaixo irá te ajudar um pouco mais. Veja!

Observação: A comparação é feita com os modelos mais recentes  Cameo 4, Cameo 4 Plus, Cameo 3, Portrait 2 e Curio. A Silhouette Mint e a Silhouette Alta não estão nesse quadro porque elas fazem carimbos e impressão 3D, ou seja, destoam das funções das outras máquinas da marca.

 

Tabela comparativa funções possibilidades cada modelo máquina corte silhouette

 

E aí, conseguiu decidir qual a melhor Silhouette para você? Agora ficou mais fácil, não é mesmo?!

Espero ter esclarecido as dúvidas sobre as diferenças entre as Silhouettes e ajudado você a fazer a escolha certa! Aproveite o cupom de desconto abaixo para comprar a máquina Silhouette que você descobriu ser perfeita para você ou até mesmo uma Mimo Stamping:

 

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

 

Estou preparando outros conteúdos como este para te contar tudinho sobre nossos equipamentos, acessórios e materiais. Por isso, continue ligadinho aqui no Blog da Silhouette Brasil para não perder nenhuma novidade!

E se você ainda tiver qualquer dúvida, envie um e-mail para contato@silhouettebrasil.com.br ou deixe seu comentário aqui embaixo.

Beijos e até o próximo!!
Sil,
Sua Melhor de Trabalho Sempre com Você!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Este post tem 14 comentários

Deixe uma resposta