Últimos Posts

< Voltar
  • Personalizando Tecidos com a Silhouette

    Personalizando tecidos com a Silhouette

    Olá! Aqui é a Pri Sathler e o tema do post de hoje é: personalização de tecidos com a Silhouette. Vou dar a vocês algumas dicas para trabalhar com tecidos na Silhouette. Além disso, eu também vou falar sobre uma forma diferente de personalização de tecido, que pouca gente conhece, mas que é muito legal!!

    Vem comigo até o final desse post, porque você vai aprender muita coisa pra deixar seu trabalho mais interessante e diferenciado!

     

    Como Cortar Tecidos na Silhouette

    Você sabia que todas as Silhouettes cortam tecido? Essa possibilidade aumenta muito a variedade de trabalhos que podemos fazer.

    O corte de tecido não é interessante só pra quem trabalha com costura. Porque você pode cortar tecido para forrar uma caixa, para fazer apliques em produtos feitos de papel, para álbuns, capas de caderno, planners, agendas e por aí vai. Eu mesma não sei costurar e já usei muito os cortes de tecido feitos pela Silhouette.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - alfabeto de tecido

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - recortando tecidos com a Silhouette

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - topo de bolo

     

    Para cortar tecidos na Silhouette, você vai precisar de uma Lâmina de Corte específica para tecidos e também de um Adesivo Termocolante. Nada complicado! Vou te explicar o porque de cada um desses itens e os tipos disponíveis.

     

    Lâmina de Corte para Tecidos

    A Lâmina de Corte para Tecidos – que é essa azul abaixo – deve ser utilizada somente para o corte de tecidos. Apesar de ser parecida com a Lâmina para corte de papel, você não pode utilizar a lâmina de tecidos para recortar papel e vice versa.

    A lógica aqui é a mesma da tesoura. Você certamente já ouviu falar que é importante ter uma tesoura pra papel e outra pra tecido. Usar a mesma para os dois materiais, vai deixar a lâmina cega e ela não vai mais funcionar tão bem.

    Com a lâmina desgastada você não vai conseguir cortar papel e muito menos tecido. A diferença de cor nas Lâminas de Corte é justamente pra isso, para você identificar qual lâmina deve ser utilizada em cada tipo de serviço.

    Se você utilizar a lâmina para tecidos, somente para recortar tecidos os cortes dos seus personalizados vão ficar perfeitos por muito tempo.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette -como recortar tecidos

     

    Adesivo Termocolante para Corte de Tecidos

    O Adesivo Termocolante é essencial para personalizar tecidos com a Silhouette. Ele é como se fosse um papel, feito exclusivamente para ajudar você a recortar tecidos.

    O adesivo termocolante serve pra basicamente duas coisas: evitar que os fiapos do tecido grudem na sua base de corte e para estabilizar o tecido no momento do corte.

    É por isso, que você deve aplicá-lo no verso do tecido a ser cortado, para dar aderência. O Tecido é um material muito fluido, por isso seria muito fácil ele se soltar da base durante o corte.

    Outra dica importante é que o adesivo termocolante seja menor do que o tecido a ser cortado. Isso porque, não deve haver sobras de material para não sujar o seu ferro. Após este passo a passo o seu tecido está preparado para ser cortado.

    A superfície lisa do termocolante, além de aumentar a aderência garante que o corte saia limpo e preciso. Depois de cortar o seu tecido, tire-o da base e retire o liner do adesivo. Depois de fazer tudo isso, o seu tecido está pronto para ser aplicado em blusas, peças decorativas e muito mais!

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - almofada personalizada

     

    A Silhouette tem dois tipos de materiais termocolantes para tecido: o Adesivo de Precisão para Corte de Tecidos e o Adesivo Costurável para corte de tecidos. Os dois devem ser aplicados da mesma forma. A diferença entre eles é que, o adesivo de precisão não pode ser costurado com máquina de costura. Sendo assim, ele serve para projetos que não demandam costura ou que podem ser costurados à mão.

    Como o Adesivo de Precisão não é costurável, as peças feitas com este material não são laváveis. Já o adesivo costurável para corte de tecido pode ser costurado com máquina de costura. Sendo assim, as peças que receberem os apliques com este material podem ser lavadas.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - almofada personalizada com transfer

     

    Stencil para Tecidos

    Acima eu te mostrei algumas possibilidades de personalização com tecidos que a Silhouette oferece. Outra alternativa de personalização de tecidos é utilizando o Stencil para Tecidos. Os personalizados feitos utilizando essa técnica ficam lindos e super diferentes.

    Existem algumas alternativas para utilizar o estêncil. Você pode cortar e pintar com tinta pra tecido, pode usar com o Transfer, pode carimbar e muito mais. Olha só!

     

     

    Além de tudo isso que eu já falei até aqui, a Silhouette tem outros dois materiais muito legais que pouca gente conhece: a Tela de Algodão Imprimível e o Tecido de Algodão Imprimível. Como o nome já diz, esses dois materiais são tecidos imprimíveis. Você pode imprimir o que quiser na impressora a jato de tinta e depois recortar na Silhouette.

    Eu não sei você, mas quando descobri esses materiais eu achei genial! Porque com ele é mais fácil personalizar tecidos com fotos e desenhos, por exemplo. Esses materiais aumentam – e muito – o leque de trabalhos que podemos fazer.

    Apesar de serem bem parecidos, eles têm algumas diferenças que você deve levar em conta na hora de montar o seu projeto. Vou pontuar as particularidades de cada um, para você saber qual encaixa-se melhor no seu trabalho.

    Os dois materiais são vendidos em pacotes com oito folhas, no tamanho carta. Saber a medida correta dos papeis é um passo importante, já que essa informação deve ser colocada no Silhouette Studio.

    Os trabalhos de impressão e corte – Print and Cut –  precisam de marcas de registro, para que os cortes saiam perfeitos. Por isso, as informações devem estar corretas. Se você ainda tem dúvida nessa parte, veja os posts abaixo.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - print and cut na Silhouette

    Personalizando tecidos com a Silhouette - erros na Silhouette

     

    Além do tamanho, outra informação importante é: os dois materiais vêm com um liner atrás de cada uma das folhas. O liner serve com base para o material e só deve ser retirado depois que os tecidos forem recortados. Por serem materiais oficiais da Silhouette, as configurações de corte já estão pré-definidas dentro do Studio.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - decoração com tecido

     

    Ao contrário do Tecido de Algodão, a Tela de Algodão é texturizada e tem a superfície parecida com um quadro pintado, sabe? Essa textura é responsável por dar um toque rústico aos personalizados, o que deixa o trabalho bem interessante.

    Você só precisa escolher bem a imagem que vai imprimir, porque a textura pode sobrepor os detalhes minuciosos da figura. Outra coisa importante sobre a tela é que ela já é adesivada, o que facilita muito o trabalho.

    Com uma boa máquina de costura é possível costurar este material em outro tecido ou até mesmo em papel. Mas vale testar antes, para saber qual agulha e linha devem ser utilizadas e para fazer outros ajustes necessários. Veja como fazer isso neste post aqui.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - como personalizar tecidos

     

    Já o Tecido de Algodão Imprimível é mais fino, o que deixa a imagem impressa com a definição melhor. Ele tem pouca textura e é mais liso, como um tecido 100% algodão. O Tecido de Algodão é costurável tanto na máquina, quanto à mão. Em contrapartida, ele não é adesivado.

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - decoração

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - tecidos com tela de algodão

     

    Por ser um material mais fino e muito maleável, você pode aplicá-lo em outros tecidos. Ele também pode ser usado em bastidor – como na foto acima, ou até mesmo para fazer pequenos objetos com enchimento.

    Importantea lavagem de nenhum desses tecidos é indicada.

     

    Se você tem interesse em trabalhar com estamparia de tecidos com a Silhouette, você precisa ver o post abaixo. Todas as dicas para abrir o seu pequeno negócio estão lá!

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - tecidos personalizados com estêncil

     

    As possibilidades para utilizar tecidos na Silhouette são ainda maiores. Para saber ainda mais sobre a utilização de tecidos na sua Silhouette, acesse alguns conteúdos que temos aqui no nosso Blog. Nos posts abaixo, nós ensinamos algumas técnicas para preparar e cortar o tecido na Silhouette!

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - personalizados com tecido

     

    Personalizando tecidos com a Silhouette - letras de tecido

     

    Por hoje é isso, pessoal! Eu Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que aproveitem as dicas! E se você não conhecia muito sobre esses materiais, tenho certeza que já está imaginando várias possibilidades incríveis.

    Aproveite o cupom de desconto e invista no seu trabalho!

     

    Cupom de desconto Silhouette

     

    Continue acompanhando o nosso  Blog para não perder nenhuma novidade. Nos acompanhe também nas redes sociais Facebook,  Instagram e Pinterest.

     

    Bjs e até o próximo!!

    pri-sathler

    Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

    www.prisathler.com.br Instagram

    Pri Sathler