Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, vou ajudar você que está se perguntando como trabalhar com filhos de férias em casa sem atrapalhar o seu faturamento mensal.
Então, quer aprender como fazer isso? Confira mais uma aula do quadro “Seu Negócio Silhouette”, com conteúdos de empreendedorismo e reflexões para ajudar você a profissionalizar o seu negócio criativo.
Como Trabalhar com Filhos de Férias em Casa?
As férias escolares estão chegando, e esse é aquele momento que quem tem filho já está quase pirando. E, por isso, vim aqui te dizer que não precisa se desesperar, porque com planejamento e boas escolhas dá para manter o faturamento dos meses de férias e se bobear, até aumentar as vendas do período.
A minha filha já tem 11 anos e eu já tinha o meu próprio negócio desde antes dela nascer e, é, por isso, que eu posso te garantir que criança de férias não precisa ser o terror da mãe empreendedora. Por isso, eu vim te dar dicas de como trabalhar com filhos de férias em casa.
Neste conteúdo, vou te mostrar como o planejamento pode te ajudar a não cair em apuros durante as férias e manter o seu negócio criativo faturando. Assim, vou te apresentar um pouco mais sobre gestão do tempo, planejamento, portfólio e como fazer as escolhas certas pode te garantir o melhor resultado.
Quando a gente tem o próprio negócio e a renda da empresa é parte fundamental da renda familiar, não dá para pensar em ficar a metade de um mês ou até mesmo um mês inteiro sem trabalhar.
Eu sei bem o quanto isso pode impactar negativamente nos negócios e até mesmo deixar a gente ansiosa, aflita, e querendo fazer mais sem conseguir. Então, para que essa ansiedade não tome conta, a minha recomendação é que você se apoie em alguns pilares:
Planejamento
Se planejar para algo que você sabe que vai acontecer não deveria ser tão desafiador, mas, na prática isso só acontece porque a gente realmente subestima o tempo. Sempre achamos que vai dar para trabalhar enquanto as crianças dormem ou que elas vão ficar ali quietinhas vendo desenho na televisão enquanto a gente atende normalmente os nossos clientes.
Mas, a verdade é que criança gosta mesmo é de presença. Então, elas querem que você veja o desenho junto, que você sente no sofá junto ou que você faça qualquer coisa junto e sem o celular na mão.
Dessa forma, não seja leviana de achar que os dias vão ser normais com a ajuda da televisão, porque não vão.
O ideal é que você já considere isso desde já, e adiante o máximo de tarefas que você sabe que dá para adiantar, já sabendo que durante as férias as suas horas de trabalho vão ser mais curtas.
Comunique seus clientes com antecedência
Se você trabalha com encomendas, pode ser que você esteja com uma sobrancelha levantada pensando: “Ah Thiara, mas a minha cliente não sabe que tem criança de férias aqui em casa, ela precisa do meu trabalho e pediu de última hora. Como que eu faço?” .
E nesse caso, se você trabalha com encomendas, minha sugestão é que você se comunique bem com essa potencial cliente. Pois, você já sabe qual vai ser o período de férias, sabe exatamente quando a sua comunicação vai ficar dificultada e os seus prazos vão precisar aumentar.
Desse modo, com cerca de um mês de antecedência já manda um e-mail pra sua base de dados dizendo que durante as férias o seu prazo de entrega vai ficar maior, por isso, quem precisar de algo para essa data o ideal é pedir antes.
Nesse sentido, coloque um prazo, comunique nas redes sociais, nas suas plataformas de vendas, manda mensagem no WhatsApp. A cliente que pede sempre em cima da hora vai continuar dessa forma enquanto você continuar atendendo ela em cima da hora.
Ou seja, se você quer passar o mês de férias mais tranquila, sem um monte de demandas de última hora, você precisa desde já educar a cliente.
Saiba dizer não
Esse é um excelente momento também para você exercitar a sua capacidade de falar “não”, e eu não estou falando para você sair recusando pedidos e esnobar clientes, não.
Mas, se você se planejou e adiantou as suas demandas, comunicou os seus clientes sobre o prazo maior, atendeu todo mundo que se planejou e encomendou antes, nada mais justo e certo que falar não pra cliente que não fez o pedido a tempo.
Dá para fazer isso de um jeito carinhoso, inclusive, oferecendo outras soluções, propondo algo que esteja ali no meio do caminho para não perder a cliente e também para não ficar refém em uma situação que você trabalhou para evitar.
Então, se acontecer de uma cliente perder o prazo, não aceitar as suas propostas de solução, e não puder esperar para você entregar o pedido depois das férias, só te resta falar não e está tudo bem. Elas entendem e podem inclusive ajudar para que ela se programe melhor em uma próxima vez.
Eduque o seu cliente
Inclusive, isso já aconteceu comigo, era aniversário da Alice, eu ia fazer uma festinha. Porém, deixei para encomendar o bolo na semana da festa.
Estava sempre de olho ali no Instagram de uma confeiteira, mas eu esqueci totalmente de pedir o bolo com antecedência. E ela sempre falava que em dezembro só produzia os bolos já encomendados antes, exatamente por conta das férias escolares.
Ela diminuía a demanda de trabalho e não dava para pegar de última hora e adivinha quem ficou sem bolo? Eu mesma!
Pois é, mas foi um ano só, porque como ela não abriu exceção para mim, nos anos seguintes eu pedi sempre com antecedência.
O não dela serviu para educar o cliente, que no caso era eu, e o trabalho dela é tão perfeito que aquele “não” não me fez desistir. Me fez voltar no ano seguinte, com prazo suficiente para ela aceitar a minha encomenda.
Já no ano passado, ela aproveitou as férias para vender mais, e é exatamente isso que eu te sugiro fazer. Pensar em uma estratégia para aumentar as suas vendas sem aumentar o seu trabalho.
A confeiteira em questão foi percebendo que além de adiantar os pedidos antes das férias, ela ainda poderia atender a demanda de última hora, porém, de um jeito mais fácil para a rotina dela.
Então, ela criou um cardápio específico para os atrasados. Um tipo de massa, dois tipos de recheio e uma cobertura básica simples.
Ela congela as massas preparadas antes das férias, congela os recheios e quando um cliente entra em contato com ela nesse período de férias pedindo com urgência, apresenta essas opções disponíveis e consegue montar o bolo com rapidez.
Dessa forma, ela atende o cliente e aumenta as vendas, já que esse seria um pedido que antes ela recusaria.
Como se programar para vender mais durante as férias?
Trabalhe com produto pré-pronto
Agora que você já sabe alguns passos de como trabalhar com filhos de férias em casa, é a hora de você pensar aí no seu negócio criativo: que tipo de produto você pode oferecer a pronta entrega, ou então com um mínimo esforço possível quando o cliente pedir, aumentando as suas vendas no período, mas sem aumentar o seu trabalho?
Oferecer temas pré-definidos que não vão precisar de uma nova criação pode ser uma boa saída, inclusive, na Sil Brasil você encontra ferramentas perfeitas para te ajudar nisso.
Com a caneta térmica Heat pen, por exemplo, você consegue personalizar uma capa de caderno já pronta com efeito metalizado.
Desse modo, dá para ter toda uma linha de produtos a pronta entrega com a possibilidade de personalização rápida e fácil de fazer, e aqui, o planejamento mais uma vez se faz necessário. Pois, por mais que o trabalho diminua, ainda tem trabalho.
Por exemplo, tem que personalizar o detalhe, responder cliente, embalar produto, então, a minha sugestão é que você avalie como que é a rotina da família e determine horários fixos de trabalho.
Se organize de acordo com os horários das crianças
Isto é, se as crianças por aí acordam tarde, por exemplo, a manhã pode ser usada para adiantar a embalagem dos pedidos, tendo a tarde inteira para se dedicar às crianças e à noite você pode estipular um tempo diário para responder os clientes.
Já se eles acordam supercedo, certamente dormem cedo também, então, você já pode organizar na sua rotina familiar que durante as férias deles você vai precisar trabalhar por algumas horas à noite.
Outra opção é pensar em quem é a sua cliente, ou seja, se você trabalha com festas, provavelmente a sua cliente mais recorrente também é mãe, e também está com as crianças o dia todo em casa nas férias se perguntando “como trabalhar com filhos de férias em casa?”.
Entao, que tal pensar em um produto que possa ajudá-la nesse período?
Ideias para vender mais nas férias
Se você quer lucrar mais com as férias, a ideia é criar produtos com essa temática. Por exemplo, você pode fazer uma coleção de atividades para fazer com as crianças, um e-book de brinquedos feitos à mão, um kit de brincadeiras para fazer no jardim, jogos educativos, tudo a pronta entrega.
Contudo, o tipo de produto vai depender realmente da área que você trabalha, do perfil da sua cliente ideal e também do posicionamento da sua marca. Mas , eu posso te garantir que usando a criatividade dá para fazer do mês de férias um mês de faturamento alto.
Além dessa estratégia de fazer um produto sazonal, outra boa estratégia é já tentar adiantar os pedidos de clientes dos próximos meses.
Dessa forma, você pode oferecer um desconto para quem fechar durante as férias os pedidos com entrega programada para 30 dias, por exemplo. Assim, você aumenta o seu prazo, oferece um benefício pro cliente que, nesse caso é o desconto, e segue aumentando o seu faturamento de um mês que normalmente seria fraco.
Esse faturamento, que é praticamente extra, pode ser essencial para você investir no seu Ateliê, adquirindo aí uma Silhouette nova, uma encadernadora ou uma ferramenta que te permita trabalhar com efeitos diferentes nas suas peças.
Aproveite as crianças em casa
Ter as crianças em casa em tempo integral por 15, 30 e até 60 dias é uma enorme oportunidade de viver esse momento com elas, tira a tarde para fazer panquecas, vão fazer piquenique no parque, chama as crianças para fazer uma colagem e deixa elas mexerem nos materiais que tem no seu Ateliê um pouco. Dá um pacote de papel color pop Colibri nas mãos delas e deixa a criatividade rolar.
Conviver mais com as crianças, ter momentos criativos com elas, sentar no chão para brincar, é uma ótima oportunidade de exercitar a criatividade.
Assim, você participa mais do universo delas, entende melhor o que elas querem, o que que elas precisam e eu posso te garantir que isso vai fazer de você uma profissional ainda melhor, mais criativa, mais adaptativa e pronta para entregar os melhores trabalhos com as ideias mais mirabolantes.
Além de tudo, você ainda vive momentos especiais com seus filhos, cria memórias que vão ficar com eles para sempre e, inclusive, vão ajudar a formar os adultos que eles vão ser um dia.
Se tiverem uma mãe feliz, realizada e que tem prazer em passar tempo junto, já é um bom caminho andado.
Então, recapitulando, neste conteúdo eu te recomendei três estratégias para manter a sua empresa faturando durante as férias dos filhos:
Planejar e adiantar ao máximo as suas demandas, desenvolver produtos que vendam mais nessa época e aproveitar o momento para exercitar a criatividade ao lado das crianças.
Confira esse conteúdo de Como Trabalhar com Filhos de Férias em Casa? Seu Negócio Silhouette também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
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Thiara Ney
Um beijo, tchau!
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