Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, crafters! Eu sou a Thiara Ney, do Time de Designers Silhouette Brasil. Hoje, vou te mostrar como fazer letras 3D na impressora 3D Silhouette Alta. Este passo a passo tem molde grátis para você fazer a impressão 3D.

Embora eu tenha usado esta ideia para home decor, você pode adaptá-la para outros contextos, como festas, jantar romântico ou até um almoço ou churrasco de família ou com amigos. Afinal, estas plaquinhas de decoração vão deixar tudo com uma cara mais intimista.

 

O que é a impressora 3D?

A Silhouette Alta é uma impressora 3D, isto é, um equipamento que usa o molde digital que você carrega no software Silhouette Studio 3D e o imprimi em três dimensões, transformando-o em uma peça física, real e tridimensional.

Mágico, né? Para isso, a impressora 3D usa um filamento de PLA de 1.75 mm, que é um material plástico resistente e levemente flexível. E então, para fazer a impressão 3D em si, a Alta esquenta este filamento, que, posteriormente, sai pelo extrusor, imprimindo assim o que foi projetado pelo molde no software.

 

Como Fazer Letras 3D – Molde Grátis

Mas, então, vamos ao passo a passo de hoje, no qual eu vou te ensinar como fazer letras 3D na impressora 3D. Eu vou mostrar também como fazer esse kit de plaquinhas decorativas para colá-las nelas. Para isso, também tem molde grátis e usei os papéis Color Plus e Cotton Candy da Mimo.

 

Antes de começarmos, confira a lista de materiais que você vai precisar usar para seguis este tutorial de impressão de letras 3D na Silhouette Alta:

 

 

Visite a loja Silhouette Brasil e compre estes e muitos outros materiais: loja.silhouettebrasil.com.br.

 

Após isso, baixe aqui nesta imagem os moldes grátis para você fazer fazer as letras 3D na Impressora 3D e as molduras na Cameo 4:

 

 

ATENÇÃO: Não se esqueça de que os arquivos de impressão 3D destas letras 3D e de corte da moldura casa decorativa foram desenvolvidos por mim especialmente para a Silhouette Brasil e são protegidos por direitos autorais. Fique à vontade para comercializar as plaquinhas decortativas que você montar com este arquivo, porém a venda ou doação do arquivo digital não é permitida. Ok?

 

Como Fazer Letras 3D na Impressora 3D

Eu incluí as palavras que eu usei no shape grátis que você baixou. Mas, também vou te ensinar a escrever no Silhouette 3D, para você fazer com a palavra que você quiser. É só selecionar a ferramenta de texto aqui na esquerda e escrever a palavra.

 

Em seguida, escolha a fonte desejada aqui em cima. Eu escolhi a Oliver Regular. Depois, redimensione pro tamanho que você quer e, então, junte as letrinhas. Clicando com o botão direito do mouse, eu escolho  desagrupar. E, logo após, movimento-as até ficarem sobrepostas direitinho.

 

Quando estiver tudo certo, seleciona tudo, clique com o botão direito do mouse e agrupe novamente. Aí, eu vou selecionar aqui e alterar a largura para 10 e a altura para 3 mm: isso é para para ficar numa altura boa para as bases que a gente já montou.

Agora, é só repetir o processo com as palavras que você quiser. Vou fazer com alegria, amor e paz. Mas, sinta-se livre para ir além disso, ok? Feito isso, é só clicar aqui na direita para enviar tudo pra impressão.

 

A impressão é feita por partes, ou seja, a gente precisa selecionar no software qual parte vai imprimir primeiro. Comecei com a palavra Alegria. Contudo, acerregue o Filamento para Impressora 3D na Silhouette Alta antes de imprimir.

Nesse sentido, é só passá-lo na alcinha, depois, pela mangueirinha e, por último, pressionar essa outra peça, de forma a inserir o filamento dentro dela. Depois, no computador, você manda carregar espera a mágica acontecer!

 

A cabeça extrusora vai esquentar, o filamento passa por dentro da mangueira, derrete e a impressora 3D libera uma quantidade para fazer o carregamento completo. Quando a impressão acaba, aguarde a peça esfriar, para retirá-la da base da Alta.

 

Use a espátula para te ajudar.

 

Como Fazer Moldura 3d de Papel na Silhouette

Por fim, chegou a vez de fazer a moldura 3D de Papel na Silhouette Cameo 4. Para isso, começo cortando os papéis Cotton Candy Amarelo Abacaxi e Color Plus Azul Santorini e Rosa Fidji da Mimo.

Primeiramente, coloco o papel na base de corte da Cameo 4, Em seguida, no Silhouette Studio,  configuro as linhas azuis para fazer um meio corte, com a lâmina em 1, força 1. Então, é a vez de configurar as linhas vermelhas para cortar com lâmina no 3 e força 30.

 

Com tudo cortado, é só fazer montagem das peças, dobrando todos os vincos, e colando as abas, uma a uma. No final, é só colar a parte de trás, em cima de tudo.

 

Agora, cole as letras 3D impressas com a impressora 3D Silhouette nas molduras 3D de papel em formato de casinhas decorativas montadas. Para isso, vou usar a pistola de cola quente da We R Memory Keepers, Eu adoro porque ela é USB e eu posso ligar no computador mesmo, super prático.

 

E pronto, afinal! Enfeites de parede prontos para serem usados, ou seja, para você arrasar formando a combinação que quiser em diversos ambientes. Eu usei na parede nova do meu ateliê e achei que os tons clarinhos do papel ficaram ótimos com o fundo cinza da parede de cimento queimado.

 

Como Fazer Impressão 3D

Com toda a certeza, você pode fazer as mais diferentes peças usando essa mesma técnica. Depois, é só oferecê-las para os seus clientes terem opções para usar no home decor, isto é, no quarto das crianças, na porta da maternidade, em casamentos e onde mais a criatividade permitir.

Inclusive, a fim de ajudar ainda mais a absorver todas estas dicas de como fazer impressão 3D, eu também publiquei o vídeo abaixo no Canal Silhouette Brasil no Youtube ensinando na prática como fazer letras 3D e as molduras 3D deste tutorial. Confira:

 

 

E então, você já está com a cabeça cheia de ideias para imprimir na impressora 3D? Aqui, no Blog Silhouette Brasil, já rolaram outros passo a passos com a Alta. Você pode ver como fazer impressão 3D de bijuterias, topos de bolo e até cortadores de biscoito.

Utilize o cupom de desconto abaixo para comprar a sua Silhouette ou Mimo Stamping no site Silhouette Brasil e faça lindos projetos como este!

 

 

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta