Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, você vai descobrir como perder o medo de começar um negócio.

Então, quer aprender como fazer isso? Confira mais uma aula do quadro “Seu Negócio Silhouette”, com conteúdos de empreendedorismo e reflexões para ajudar você a profissionalizar o seu negócio criativo.

 

Como Perder o Medo de Começar um Negócio? Seu Negócio Silhouette

 

O medo tem cara de vilão, mas ele pode ser o herói da sua história empreendedora. Se você morre de vontade de iniciar um negócio criativo autoral feito por você mesma, mas tá com medo das coisas que podem dar errado, continue a leitura que eu vou te ajudar a passar por esse momento.

 

Qual é o seu medo?

Antes de tudo, pense aí, qual é o seu maior medo quando você pensa em empreender? É medo de não dar conta de tudo? de não dar certo? não ter dinheiro e fracassar? de não conseguir cumprir os prazos? não vender? de investir e num ter retorno? Ou medo do que os outros vão pensar?

Eu posso te garantir uma coisa, mesmo quem já empreende há muito tempo também compartilha ou já compartilhou desses mesmos medos. Isso porque o medo ele é, na verdade, um mecanismo de defesa, uma ferramenta de autopreservação.

A gente tem medo quando sente que as coisas podem dar errado, elas podem ser diferentes do planejado, podem tirar a gente do caminho que enxergamos todas as possibilidades, mas é exatamente isso que faz do medo o protagonista na nossa defesa.

Nesse sentido, é isso o que faz dele um herói, porque se não fosse o medo, íamos tomar decisões erradas o tempo todo, sem conseguir ponderar o ônus e o bônus das nossas decisões, sabe?!

O medo tá ali para fazer a gente parar e pensar naquilo. Então, se você tá com medo de dar o próximo passo, esse é um alerta para parar observar e entender o que tá acontecendo ao seu redor para tomar a melhor decisão.

O que a gente não pode fazer é ficar paralisada e não fazer absolutamente nada por medo de errar, afinal quando não fazemos, não erramos e isso parece ser seguro né, mas quando não fazemos, também não acertamos e não conseguimos sair do lugar.

 

qual é o medo de começar um negócio

 

Como perder o medo de começar um negócio?

Assim, a melhor maneira de lidar com o medo na hora de iniciar um novo negócio é planejar os seus próximos passos.

Eu costumo dizer que o medo ele morre de medo do planejamento e só tem uma coisa que deixa o medo mais apavorado ainda, a ação.

Com planejamento e ação você consegue construir um caminho, um cenário e ter mais clareza de tudo que pode acontecer, de todos os caminhos que você pode seguir, do que pode dar certo, e do que pode dar errado.

E aí, quando tem mais conhecimento, você consegue ver todas essas opções e diminui a quantidade de coisas que te assustam. Dessa forma, o medo consequentemente diminui também.

 

Você tem medo de não dar conta de tudo?

Quando você pensa, por exemplo, que tem medo de não dar conta de tudo, que tal então fazer uma lista do que é esse tudo? Porque a verdade é que muitas vezes a gente tá com medo de uma coisa que a gente nem sabe qual é o tamanho dela.

Desse modo, quando você pegar um papel e coloca nele tudo o que você tem que fazer, todos os detalhes que tem que pensar, as decisões que tem que tomar, você deixa a coisa mais palpável. Isto é, você dá tamanho pro trabalho e assim fica muito mais fácil definir o tempo que você vai precisar para fazer cada uma dessas coisas, até elas fazerem parte da sua rotina.

E aí, o dar conta de tudo deixa de ser algo abstrato e passa a ser uma lista de tarefas que você sabe quais são e como vai fazer para cumprir.

 

você tem medo de não dar conta de tudo?

 

Você tem medo de não dar certo?

Outro medo comum, é o medo de não dar certo e mais uma vez o planejamento é a chave.

Contudo, o que é dar certo para você? E o que é dar errado? Coloca no papel o que exatamente vai ter acontecido que você vai ter a sensação de que tudo deu errado. Você vai ver que muitas vezes, você tá com medo de algo que não faz ideia do que é.

Eu, por exemplo, já contei várias vezes no meu canal e nas minhas redes sociais que fali um quiosque no shopping. Eu era louca para ter um quiosque e eu peguei todo o dinheiro da minha rescisão quando eu deixei o mercado CLT e investi nisso, e não deu certo financeiramente falando.

Porém, teve um monte de coisa que deu certo nessa experiência, foi ali que conheci um monte de gente que veio a se tornar parceiro em outras situações da minha vida profissional, foi ali que aprendi a contratar funcionários e a demitir funcionários, foi ali que entendi na prática sobre capacidade produtiva.

Porque, eu claramente não conseguia produzir e cuidar do quiosque ao mesmo tempo, só que antes, eu não sabia que não dava, foi ali que aprendi muitas das coisas que eu tinha para aprender sobre ter um negócio, para hoje eu ter um negócio que dá certo.

Então, assim, por mais que financeiramente o quiosque tenha sido um fiasco, foi só a existência dele que me fez ser a empreendedora que eu sou hoje.

Portanto, te convido a colocar no papel o que pode acontecer de tão ruim que você vai ter o sentimento de que o seu negócio deu errado. E mesmo se isso acontecer, o que você ainda tiraria de bom dessa situação.

 

medo de começar um negócio e não dar certo?

 

Você tem medo de não ter dinheiro?

O terceiro medo que eu quero tratar aqui, é o medo de não ter dinheiro. Acredite, eu sei bem como é isso.

E, mais uma vez, vem o planejamento mostrar que é o senhor solucionador de tudo mesmo, porque é só com planejamento que a gente minimiza essa possibilidade, não dá para sair metendo os pés pelas mãos, e comprando tudo que você acha que pode vir um dia a precisar.

O ideal mesmo, é você pensar na área que você quer atuar, estudar sobre essa área, e entender quais equipamentos, ferramentas e materiais são essenciais para esse momento.

E, vou te falar uma coisa, tem economia que é burra tá?! Aquele famoso barato que sai caro, sabe?

Vamos supor que você precise de uma Silhouette, aí acha por R$ 50,00 mais barato num site qualquer, faz a compra achando que tá arrasando porque economizou 50 reais.

Porém, a máquina vem sem curso ou com um curso ruim, ou quando você tem dificuldade não tem para onde ligar, porque a loja não oferece suporte técnico e se acontecer de precisar acionar a garantia ferrou, perdeu a máquina porque economizou 50 reais e comprou de alguém que não era confiável.

Pra gente começar a empreender nesse mercado Craft, os equipamentos não são baratos, então é preciso que a gente faça investimentos inteligentes. Vai com comprar uma Silhouette, compra na loja oficial da Silhouette Brasil, para ter certeza que você vai ter acesso a curso, garantia e suporte técnico.

Assim, você não vai rasgar dinheiro se algo der errado, esse tipo de decisão te ajuda muito a minimizar o sentimento de medo, porque você sabe que tá investindo ali com segurança.

 

você tem medo de não ter dinheiro ?

 

Vai com medo mesmo!

E eu tô contando tudo isso aqui para você, inclusive, da minha experiência com o quiosque de peito aberto, para você entender que eu também tenho medo, que eu também tomo decisões erradas, e que as coisas também dão errado por aqui.

Quando alguma coisa dá errada, eu também fico apavorada com medo da história do quiosque se repetir, mas se tem uma coisa que aprendi nessa vida empreendedora, e que eu levo aqui comigo para sempre, é que ter coragem de fazer alguma coisa, ter coragem de realizar os seus sonhos, ter coragem de fazer uma grande mudança na sua vida, não é ter ausência de medo, mas, sim, ter disciplina para se planejar e agir mesmo com medo.

Quando eu lanço um curso novo, eu tô sempre morrendo de medo, mas esse medo ele não me impede de pensar em cada uma das possibilidades de tudo que pode dar errado, de tudo que pode dar certo, e planejar o que eu vou fazer se cada uma dessas coisas acontecer.

Enfim, é isso que eu recomendo que você faça também, aceita seu medo, entenda que ele faz parte do processo e planeja quais vão ser as suas ações para cada coisa que te assusta, para cada coisa que pode dar errado.

Assim, fica muito mais fácil, e vai com medo mesmo, e como eu disse, à melhor maneira de perder o medo de começar um negócio é com conhecimento e planejamento.

 

Economia Criativa

Por fim, te convido a assistir esse vídeo aqui em que eu falo sobre o mercado de Economia Criativa, lá você vai conseguir ter uma visão mais ampla sobre o que é, e como é empreender nessa área.

 

 

Já nesse aqui, eu vou te ajudar a decidir qual o melhor tipo de produto para cada época do ano para te deixar mais segura na hora de tomar suas decisões.

 

 

Confira esse conteúdo de como perder o medo de começar um negócio também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:

 

 

 

Veja Mais:

Como Ter Sucesso Trabalhando com Personalizados

Como Vender Mais Personalizados nas Datas Comemorativas

Como Saber Seu Público-Alvo no Artesanato?

 

Thiara Ney

Um beijo, tchau!

 

 

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta