Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá Sil lover! Como você está? Espero que pronta para começar 2023 com o pé direito, por isso hoje quero compartilhar dicas práticas para ser mais produtiva. Espero que você esteja com a cabeça cheia de ideias e sonhos e para este ano que está começando. 

Se permitir sonhar é um ato de coragem. Mesmo que os seus desejos pareçam grandes ou distantes demais. O importante é que o seu sonho te dá um norte. Uma vez que você sabe onde quer chegar, suas ações se direcionam para atingir o que deseja. 

Afinal isso não somente te dá motivação para seguir adiante nos momentos difíceis como também te ajuda a ser muito mais produtiva. Quer entender como os seus sonhos podem te ajudar a tornar o seu negócio mais produtivo?

No texto de hoje você vai entender esse e outros princípios que as empreendedoras de sucesso utilizam para serem produtivas sem perder a qualidade de vida.  Então, vamos lá.

Aumente sua produtividade e seja mais produtiva 

E você pode até se perguntar “Por que é preciso ter coragem para sonhar?”. Convenhamos que empreender não é algo fácil.  É preciso comprar o seu estoque, ter um lugar para armazenar tudo, produzir, tirar fotos, divulgar, atender as clientes, organizar suas finanças, fazer planejamentos… ufa. Isso tudo sem falar nos cuidados com a casa e com a família. Só de pensar já bate aquele cansaço!

No meio disso tudo, os nossos sonhos se perdem. Falta tempo para pensar nos próprios desejos. Ou talvez eles pareçam distantes, utópicos  ou até surreais. E, para evitar frustrações ou decepções, você coloca seu foco em matar um leão por dia e deixa que o amanhã cuide de si mesmo. 

Esse pensamento funciona muito bem para situações que estão fora de nosso controle. Porém muitas coisas dependem de você e é necessário organização e planejamento para que elas aconteçam.  Portanto, permita-se sonhar e caminhe na direção dos seus sonhos, mesmo que seja uma caminhada longa.

Tire um tempo para escrever o que você deseja e quais as pequenas ações que você pode fazer a cada dia que vão te ajudar a chegar mais perto da empreendedora que você deseja se tornar. 

Se você quer entender melhor sobre como escrever seus objetivos em um planner pode te ajudar a ter uma rotina mais produtiva e ainda aprender a produzir o próprio planner, leia o texto completo lá no blog.

Como o seu sonho vai te ajudar a aumentar a sua produtividade?

Como te falei no início do texto, o seu sonho  te dá um direcionamento. 

Vou dar um exemplo muito prático que provavelmente você já experienciou no seu dia a dia: Você precisa ir ao supermercado e já sabe o que precisa comprar.

Situação 1:

Você sai de casa e chegando ao supermercado vai caminhando pelas gôndolas e se lembrando das compras. 

No meio, encontra outras coisas, das quais não se lembrava, e talvez nem precise, mas que chamaram a sua atenção. Se depara com um produto e bate aquela dúvida se isso já tem ou não na sua casa….

Faz as suas compras e chegando em casa você percebe que esqueceu algo importante… Então tem que voltar ao supermercado ou pedir alguém para comprar…

Situação 2: 

Mesmo sabendo o que precisa, você para por alguns minutos para anotar tudo. 

Então você abre a sua carteira ou o seu aplicativo do banco, dá uma olhada no seu saldo. Pensa em quanto você tem de dinheiro e no quanto você gostaria de gastar… 

Você volta para a sua lista, percebe que ela está muito extensa e risca algumas coisas que não são essenciais, assim você não gasta mais do que gostaria. Chegando ao supermercado, você vai diretamente onde estão os produtos que você precisa e conferindo vai o que falta na sua lista.

Em qual das duas situações você foi mais produtiva?

Provavelmente na Situação 2. Afinal, você já sabia o que queria, quanto poderia gastar e foi direto ao ponto. Você provavelmente foi mais rápida, comprou tudo o que precisava e gastou menos dinheiro. 

É claro que mesmo fazendo a sua lista de supermercado, ainda existem chances de você esquecer alguma coisa, mas as chances são menores. 

Quando você está direcionada a comprar aquilo que precisa há menos chances de se distrair e acabar levando coisas desnecessárias apenas porque viu ou porque estavam na promoção. 

Na situação 2, os gastos podem não ser exatamente como você planejou, mas certamente você pensará duas vezes antes de extrapolar o seu limite. Você só vai fazer gastos extras se eles realmente valerem a pena. 

Os seus sonhos são como a sua lista de supermercado 

Faça uma lista com tudo o que você deseja para o seu negócio ao longo deste ano. Depois, faça uma análise de quanto você tem para investir de tempo, energia e dinheiro. 

Corte aquilo que não for prioridade para você neste momento. Assim você investe 100% naquilo que é realmente  importante. Avalie como está o mercado. Existe uma demanda para o que você está oferecendo? A concorrência é grande? O que você oferece de único?

Volte para a sua lista inicial, analise e escreva como você pode alcançar os seus objetivos oferecendo produtos únicos que atendem às necessidades ou desejos dos seus clientes a preços justos para você e para eles.

A sua lista está pronta. Agora direcione as suas ações de forma certeira para alcançar os seus sonhos. 

Dê um passo a cada dia para alcançar o que deseja

A cada dia que passa, você tem mais chances de se aproximar dos seus objetivos . 

Para isso é importante que você não se esqueça de quais são eles e não se distraia com as dificuldades ou com os estímulos ao longo do caminho. Aqui vão algumas dicas práticas do que você pode fazer para ser mais produtiva a cada dia e ser uma empreendedora de sucesso! 

1- Lembre-se dos seus objetivos diariamente 

No início do seu dia, tire cinco minutos para se lembrar de onde você deseja chegar. 

2- Repense seus objetivos e desejos

Seus objetivos podem mudar. Se alguma coisa já não fizer sentido para você, altere, substitua por algo novo ou simplesmente corte da sua lista.

3- Planeje sua semana e seus dias

Faça a sua “lista de supermercado” semanal e diária. Assim fica muito mais fácil de se manter focada em meio ao turbilhão do dia a dia. 

4- Faça o seu planejamento financeiro 

Não importa se você tem muito ou pouco dinheiro. O mais importante é ter consciência do quanto você tem para investir e separar isso entre estoque, fluxo de caixa, divulgação e reserva financeira. 

Na loja da Silhouette Brasil, você encontra um curso super completo de Finanças para Criativos ministrado pela minha amiga e DT Thiara Ney. 

5- Esteja preparada para crises 

Contudo todos os negócios têm momentos de alta e de baixa demanda sendo assim você deve considerar isso em seu planejamento financeiro sobretudo na na sua gestão de tempo e demanda. 

Quando a sua demanda estiver baixa utilize o seu tempo para organizar o seu ateliê, assim como suas metas, suas finanças, o seu portfólio e se preparar para a chegada de novas clientes. 

6- Organize o seu ateliê

Um espaço organizado vai te poupar muito tempo e ainda tornar o seu trabalho muito mais prazeroso.  Portanto continue para mais dicas de como organizar o seu espaço de trabalho em casa, leia o texto completo.

7- Otimize sua produção 

Em suma como você pode produzir mais gastando menos energia e menos tempo? Organize a sua produção para ser mais eficaz e conte com o material certo para te ajudar nessa missão. 

Na loja da Sil, você vai encontrar máquinas e ferramentas que vão te ajudar a produzir com mais rapidez e qualidade. 

8- Mantenha o seu portfólio atualizado 

Tire fotos de todos os seus produtos. Se você tem uma loja online as suas fotos são a vitrine do seu negócio. Portanto, invista em fotos de qualidade, que mostrem com clareza os detalhes dos seus produtos e guarde bem os seus registros. 

Você pode usar o google drive para salvar as suas fotos com segurança ou comprar um HD externo para o seu computador. 

9- Mantenha um bom relacionamento com o seu público 

Para vender bem não basta postar nas redes sociais. É necessário realizar um acompanhamento cuidadoso. 

Então utilize as suas redes para dar algumas dicas úteis para o seu público e responda as dúvidas e comentários em suas fotos e no privado. Escute também os elogios, críticas e sugestões do seu público para melhorar o seus produtos!

E aí Sil lover, nossas dicas práticas para ser mais produtiva foram úteis para você? Deixa aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais. Para mais dicas, passa lá no nosso canal do YouTube. Você encontrará uma playlist completa com dicas de empreendedorismo para pequenos negócios. 

Um beijo e até a próxima!

 

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta