Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda

O artesanato é um mercado promissor que movimenta R$50 bilhões por ano no Brasil e a expectativa é que continue a crescer. 

Comprar de quem faz é a nova tendência entre os consumidores. Estão cada vez mais atentos ao que está por trás do produto oferecido, querem saber quem produziu, quais materiais foram utilizados e como foi o processo de produção. 

O público deseja criar vínculos e se identifica com filosofias e histórias de vida. O novo “fashion” já não é exibir uma etiqueta de grandes marcas estrangeiras e sim consumir de pequenos produtores. 

Essa fatia de mercado já existe e está crescendo a cada dia. Uma oportunidade de gerar renda com uma produção única, criativa e autêntica. Ou seja, quem chega primeiro sai à frente da concorrência e se torna referência no mercado. 

No texto de hoje vamos te mostrar os caminhos para se tornar uma empreendedora individual de sucesso no ramo do artesanato, vamos lá?

Entenda o que é empreendedorismo artesanal 

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda- Blog Silhouette

O empreendedor é o novo empresário. Isso é, ele está à frente do próprio negócio, e gerencia a empresa em todos os âmbitos: produção, jurídico, vendas, marketing e financeiro. 

O diferencial de quem empreende é o perfil inovador. Portanto, são pessoas dispostas a pensar em novas formas de produzir e de impactar os consumidores.

Um empreendedor deve ser inquieto e curioso, buscar referências e estar em constante aprendizado. Portanto, o mais importante: deve escutar o seu público e surpreendê-lo positivamente. 

Trazer uma mentalidade empreendedora para o fazer artesanal vem com o desafio de olhar para a produção manufatureira com a mentalidade de business. Quem não consegue virar essa chave terá dificuldades em precificar, divulgar, negociar e vender os próprios produtos. 

Um bom artesão não necessariamente será um empreendedor artesanal de sucesso; por isso, é importante estudar sobre diversas outras áreas e dedicar tempo a:

  • criar e manter um vínculo com os clientes;
  • gerenciar seu fluxo financeiro; 
  • precificar os seus produtos; 
  • manter-se em dia com as obrigações legais da sua pessoa jurídica. 

São muitas obrigações que demandam uma rotina organizada e um bom gerenciamento do seu tempo. Então, para quem está começando algumas dicas são:

  • escute quem está no mercado a mais tempo; 
  • aprenda sobre empreendedorismo, gestão de tempo, marketing e organização financeira; 
  • tenha disciplina para colocar em prática o que você aprender, lembre-se de que você é sua própria chefe. 

Crescimento do mercado artesanal 

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda- Blog Silhouette

O setor de artesanatos foi um dos poucos que cresceu em vendas durante a pandemia. Entretanto, Isso aconteceu por dois motivos:

1- Os empreendedores da área souberam se adaptar ao novo contexto

Com a chegada da pandemia, os artesãos souberam se adaptar com agilidade, migrando as vendas para o formato online. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, eles foram os que mais usaram o Whatsapp como ferramenta de vendas entre todos os segmentos da economia e 53% dos empreendedores artesanais criaram produtos novos para atrair clientes. 

2- Interesse dos compradores em produtos feitos à mão 

O distanciamento social trouxe um afastamento físico de pessoas queridas, logo presentear quem se ama com algo especial, produzido de forma única e atenciosa foi uma maneira que muita gente encontrou de demonstrar carinho. 

Além disso, outro desejo que chegou com a pandemia foi o de adaptar e transformar o ambiente em que se vive. Muitas pessoas fizeram reformas ou mexeram na decoração de casa e compraram peças artesanais para deixar o espaço mais aconchegante e com cara de lar. 

Porque trabalhar com empreendedorismo artesanal

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda- Blog Silhouette

Com o retorno das atividades presenciais, nos deparamos com uma nova mudança de cenário. As pessoas estão mais preocupadas com a sustentabilidade e com o consumo consciente, dispostas a comprar menos e investir em marcas eco friendly, isto é, amigo do ambiente

Isso representa uma grande oportunidade para o empreendedorismo artesanal, tanto para quem já atua na área como para quem deseja iniciar o seu negócio. 

Aqui vão algumas sugestões para cativar esse novo perfil de compradores, mais exigentes e antenados:

  • Conte a sua história

As pessoas querem conhecer a narrativa por trás da sua marca. Elas desejam contribuir para uma economia mais sustentável e colaborativa, portanto deixe que elas te conheçam e saiba que estão fazendo a diferença na sua vida. 

  • Compartilhe as etapas do seu processo de produção 

Filme e fotografe seu espaço de trabalho e seus processos  e compartilhe em seu site e/ou redes sociais. O novo consumidor é curioso e deseja se engajar com o seu processo de produção, afinal ele não está comprando apenas um produto, mas todo um estilo de vida. 

  • Priorize insumos ecológicos e sustentáveis

O ecologicamente correto está em alta. Então procure conhecer a origem dos insumos que você utiliza e compartilhar isso com os clientes em potencial. Você pode criar também uma linha de produtos sustentáveis, será um sucesso! 

Com o que trabalhar dentro do empreendedorismo artesanal 

Esse é um mercado amplo que passa pela alimentação, como pães, cervejas e doces; cosméticos; decoração e utilidades. 

Desse modo, todos possuem o seu nicho, então cabe a você escolher a área com a qual mais se identifica e para te ajudar, selecionamos aqui algumas possibilidades:

Velas aromáticas 

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda- Blog Silhouette

Lindas, decorativas e terapêuticas, as velas aromáticas iluminam o ambiente e ainda trazem um aroma especial que desperta sensações de alegria, tranquilidade, acolhimento, concentração ou relaxamento dependendo da essência escolhida.

 Pães artesanais 

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda- Blog Silhouette

Simples e deliciosos, você pode produzir da cozinha da sua casa. Com fermento biológico, água, sal e farinha você produz pães diferenciados e feitos com carinho. Para quem gosta de inovar as possibilidades são infinitas, você pode optar por fazer com farinha integral, de arroz, de coco ou incluir novos ingredientes como ervas ou castanhas. 

Vasos de suculenta 

As suculentas são lindas e fáceis de cuidar. Se você tem a mão boa para plantas pode usar a sua criatividade para montar vasos decorativos com várias espécies. Compre vasos de barro para deixar o arranjo ainda mais belo. 

Peças de crochê 

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda- Blog Silhouette

Nunca saem de moda! Você pode começar produzindo peças mais fáceis, como tapetes ou descansos de panela. Caso já possua mais experiência pode variar produzindo gorros, bolsas, blusas e até biquínis. 

Tigelas de papel machê 

Empreendedorismo Artesanal: o que é e como pode aumentar a sua renda - Blog Silhouette

Você recicla papéis velhos e cria texturas únicas com pinturas variadas, um toque especial para a sua produção. As tigelas são peças simples de fazer e que todos utilizam no dia a dia, ideais para quem quer começar com pé direito no empreendedorismo artesanal. 

E você, pensa em outras opções para começar? Ou já cria produtos artesanais de outros tipos? 

Se você está começando agora ou já tem um negócio na área é importante sempre se lembrar de que a artista que há em você deve andar de mãos dadas com a empreendedora. 

Assim você consegue se inspirar, criar e se divertir, sem se esquecer de se organizar, estabelecer prioridades, precificar e vender.

Siga a Sil nas redes sociais

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta