Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

gravação de metal na silhouette curio

Oii, eu sou a Laís Ribeiro, do Time de Designers Silhouette Brasil. Você sabia que é possível fazer gravação de metal na Silhouette Curio? Muita gente não sabe, mas esta é uma das funções exclusivas da Silhouette Curio e vou te mostrar um pouquinho sobre como fazer este tipo de trabalho. Então se ainda não conhece essa maquininha, veja aqui tudo sobre a Silhouette Curio!

Antes de começar o passo a passo, se esta é sua primeira vez por aqui, deixa eu te contar um pouco sobre o Blog  Silhouette Brasil. Ele foi criado com o objetivo de facilitar seu trabalho de artesanato, trazendo muitas dicas e PAP’s sobre papelaria personalizada para festas, scrapbooking, estamparia, costura, home decor, trabalhos com camadas de papel e muito mais.

Toda semana, aqui no Blog da Sil, você encontra novos posts, vídeos e podcasts incríveis sobre: as Silhouettes, acessórios, outros equipamentos e ferramentas, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e arquivos grátis para usar no Silhouette Studio.

Agora sim, vamos ao PAP!

 

Passo a Passo Gravação em Metal com a Silhouette Curio

Escolhi fazer um projeto de Home Decor para te mostrar o passo a passo de como fazer gravação em metal com a Silhouette Curio. É um quadrinho para decorar o cantinho do café. Além do passo a passo, vou deixar a arte disponível para download, mas fique à vontade para personalizar do seu jeito, com outras artes, para outros ambientes ou para ocasiões como: plaquinha de homenagem, algum tipo de certificado ou até mesmo gravar placas de outros formatos para fazer pingente de coleira de cachorro, bracelete e onde mais sua criatividade te levar.

Esse projeto é super fácil de fazer e para gravar em metais na Curio é preciso de pouquíssimos materiais. Confira abaixo a lista:

 

 

Visite a Loja Silhouette Brasil e adquira estes materiais e muitos mais:

loja.silhouettebrasil.com.br.

 

Antes de começar a sua produção, faça o download do arquivo grátis da arte para gravação:

 

Baixe molde grátis Jogo Tabuleiro Namorados aqui

 

ATENÇÃO: Os shapes grátis deste passo a passo foram desenvolvidos por Laís Ribeiro exclusivamente para a Silhouette Brasil e são protegidos por direitos autorais. Você pode comercializar seu produto final produzido com esse arquivo, porém, a venda ou doação do arquivo digital não é permitida. Convide seus amigos para conhecerem o Blog  Silhouette Brasil e ter acesso a esses e muitos outros moldes grátis.

 

Como Gravar em Metais na Curio

Vamos aprender como gravar em metais na Curio? Para começar, abra o arquivo do molde grátis que você baixou. A estrutura da arte está pronta, mas deixei para trabalharmos juntos nela. Vou mostrar como fazer o preenchimento, mas não precisa seguir exatamente como o meu, você pode preencher da forma que achar melhor, tá bom?

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Se sua página abrir desconfigurada, diferente da minha, basta você entrar em “Configuração de página” e colocar as informações a seguir:

  • Máquina: Curio
  • Base de corte: Auto Curio (corte)
  • Tamanho da mídia: Personalizado (Largura: 178mm e Altura: 127mm)
  • Orientação: Horizontal

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Agora, que você já configurou a página, coloque uma das Folhas de Metal para Gravação Silhouette – 12,7 x 17,78 cm (aqui, eu usei a preta, mas a embalagem também vai com uma rosa e outra dourada) na Base de Corte da sua Silhouette Curio.

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Para fazer a gravação de metal na Silhouette Curio, no Silhouette Studio, tudo que estiver de cinza no projeto, vamos aplicar um preenchimento. Para isso, abra a “Janela de Desenho” para ter acesso aos efeitos de linha.

Observação: Eu uso o Studio Business Edition, pois ele oferece mais opções de preenchimento do que a edição Basic (free).

 

Eu já fiz previamente alguns testes de gravação na Silhouette Curio e, apesar de ser um pouco mais demorado que os outros, o preenchimento de “Listras” foi o que me deu o resultado que eu esperava. Quando você ativá-lo, ficará assim:

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Dica de amiga: Evite o preenchimento “grade”, pois ao passar para gravar uma linha cruzando a outra, pode acontecer de a ferramenta agarrar e prejudicar todo seu projeto.

Agora, ajuste o preenchimento conforme seu gosto. Eu vou deixar todos na mesma direção e alterar o espaçamento para 0,3mm, pois assim, as listras ficarão bem juntinhas e a sua gravação de metal não terá problemas.

 

gravação de metal na silhouette curio

 

E está pronta sua arte para gravação!

Agora vamos configurar a gravação do metal na Curio. Lembrando que: esse procedimento não é feito com lâmina de corte, mas sim com uma lâmina (ponteira) específica para gravação em metal, a Lâmina de Pontilhado e Gravação para Silhouette Curio.

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Nas versões mais antigas do Silhouette Studio, havia a opção de ferramenta de gravação. Hoje, quando selecionamos o material que vamos trabalhar, só temos a opção de “Gravação em alto Relevo”, com a ferramenta de gravação. Vamos utilizar essa mesmo, pois não interfere no resultado final da gravação em metais.

Então, a configuração de gravação de metais na Curio vai ficar:

  • Material: Chapa Metálica Gravável
  • Ação: Gravação em alto relevo
  • Ferramenta: Ferramenta de gravação em alto relevo (fino)
  • Força: 33 (eu preferi na 25)
  • Velocidade: 5 (eu alterei para 3)
  • Passadas: 1

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Agora já pode enviar para gravação na sua Silhouette Curio!

 

gravação de metal na silhouette curio

 

gravação de metal na silhouette curio

 

E está pronta sua gravação de metal!

 

gravação de metal na silhouette curio

 

Antes de finalizar o post, vou deixar uma dica:

Aqui, no Blog  Silhouette Brasil, tem outros PAPs utilizando a Silhouette Curio. Fiz uma seleção de 3 deles e vou deixar abaixo para você conferir também.

  1. Curio e Emboss
  2. Relevo na Curio
  3. Fotografia com Pontilhado

 

Se este post de como fazer gravação de metal na Silhouette Curio te inspirou e, por meio dele, você conseguiu fazer sua plaquinha de metal gravada nesta máquina de corte, poste foto nas suas redes sociais e nos marque com as hashtags #silhouettebrasil e #gruposilcomlais ou com os arrobas @silhouette_brasil e @gruposilcomlais. Vamos adorar ver sua produção!

 

E se você quiser adquirir a sua Silhouette ou uma Mimo Stamping, nesta imagem aqui embaixo tem um cupom de desconto especial para você: clique e cadastre-se para obtê-lo!

 

Cupom de desconto Silhouette

 

Obrigada por ter me acompanhado nesse post. Espero que tenha gostado.

 

Um abraço.

Laís

Laís Ribeiro,

Time de Designers Silhouette Brasil.

Me acompanhe também no Blog e Instagram @laisribeiropers e @gruposilcomlais.

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta