Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como cortar na Silhouette: as dicas para o corte perfeito

As vezes podemos ter dificuldades para realizar o corte perfeito na Silhouette, ou nos atrapalhar e sair tudo errado. Mas não se preocupe, temos as dicas ideais de como cortar na Silhouette para você nunca mais cortar sua base e arrasar na produção dos seus personalizados.

Se você ainda não tem uma Silhouette, saiba que cada máquina de corte já acompanha uma Base de Corte e uma Lâmina de Corte. O tamanho da base e o tipo de lâmina podem variar de acordo com a Silhouette que estiver adquirindo. A lâmina que acompanha a Silhouette já cortará a maioria dos materiais, mas talvez você precise de um tipo específico de lâmina ou base para cortar outros tipos de materiais. Vamos falar sobre isso um pouco mais adiante.

Existem alguns tipos, tamanhos e funções específicas para cada Base e Lâmina de corte. Vamos ver cada uma delas a seguir, mas antes, vamos falar sobre um ponto muito importante para preservar a vida útil das suas lâminas e bases de corte. Anota as dicas aí! 😉

 

Cuidados com as Bases e Lâminas de corte

Você percebeu que a cola da sua base não cola mais? Principalmente se for materiais mais grossos ou com textura? É porque a cola gastou. Não é porque o material é ruim, ou porque você usou errado ou qualquer outra coisa. É porque gasta mesmo. Se isso aconteceu é hora de trocar a sua base por uma nova.

E aí vai a dica nº 1, se você já se perguntou “posso aplicar cola spray na minha base?” A resposta é não. Você não deve aplicar cola spray ou qualquer outro tipo de cola na sua base de corte por diversos motivos. Veja alguns deles:

  • Você pode aplicar mais cola de um lado do que do outro e ficar com uma base desnivelada. Isso vai fazer com que a lâmina faça cortes irregulares. Dessa forma você pode danificar sua base.
  • “Ah, mas a minha base já não está boa mesmo, então não tem problema”, mas a sua lâmina de corte sim – essa sim pode estar perfeita, e aí você pode estragar ela também e ter um prejuízo ainda maior.
  • Você pode aplicar muita cola e não conseguir tirar o seu material com perfeição da base.
  • Algumas pessoas que aplicaram cola spray na base esqueceram de isolar as bordas e acabaram aplicando cola em toda a base. Quando elas inserirem a base na máquina os roletes também ficaram sujos de cola e isso pode danificar a sua Silhouette.

 

Dicas TOP:

No vídeo abaixo você vai entender melhor os tipos de bases e lâminas de corte existentes e todos os cuidados que deve ter com elas.

https://www.youtube.com/watch?v=f9j7hEfeeks&t=34s

 

Vale Sempre Lembrar

Mantenha sua base limpa, sem resíduos de papel, fiapos de tecido, glitter e etc. O restinho de material grudado na base atrapalha a fixação e pode ser a causa de cortes imperfeitos.

Guarde sua base com o liner por cima – aquele papel azul que veio com a base, sabe? Não jogue fora! E se possível, coloque dentro do saquinho que ela veio também. Manter a poeira longe ajuda a cola a durar mais.

 

Bases de Corte Silhouette

Vamos ver um pouco mais sobre os tipos de base de corte, afinal elas são importantíssimas no processo de trabalho com as Silhouettes.

P.S.: A maioria dos materiais que serão cortados nas Silhouettes precisam de Base de Corte. Apenas os papéis adesivos, Vinis Adesivos e os Transfers para Tecidos que não precisam. Mas se você tiver retalhos desses materiais, você pode sim cortá-los usando a Base de Corte para aproveitar cada pedacinho. A ideia de não usar base para cortar esses materiais é que você pode fazer cortes maiores, com até 3 metros de comprimento. Se você usar a base não conseguirá um trabalho tão grande. E se o material for em rolo, para facilitar ainda mais você poderá usar o Roll Feeder, que é um suporte para Vinil Adesivo. Fica a dica!

 

Base de Corte Comum

A Base de Corte comum é um item básico pra quem trabalha com a Silhouette. Item que vem junto com a máquina, a base tem um adesivo especial que cola materiais finos e grossos. Tem um grid que te auxilia no posicionamentos dos materiais e te permite fazer cortes em lugares específicos.

A Silhouette Cameo aceita a Base de 30,5cm x 30,5cm e a de 30cm x 60cm – perfeita para trabalhar com grandes formatos e/ou aumentar a produtividade. Essas duas bases são compatíveis com todos os modelos da Silhouette Cameo – 1,2 e 3.

A Silhouette Portrait aceita a base somente de 20,3cm x 30,5cm, um A4. Também compatível com todos os modelos da Silhouette Portrait – 1 e 2.

 

Base de Corte de Leve Fixação

A Base de Corte de Leve Fixação possui uma cola menos grudenta e menos potente. Ela é ideal para trabalhar com papeis finos e mais delicados, como o vegetal, celofane, entre outros. É mais fácil de tirar o papel da base sem empená-lo ou rasgá-lo. Ela também tem o grid para auxiliar no posicionamento do material, assim como a comum.

Essa base está disponível para a Silhouette Cameo no tamanho 30,5cm x 30,5cm e para a Silhouette Portrait no tamanho 20,3cm x 30,5cm.

Também compatível com todos os modelos da Silhouette Cameo e Portrait.

 

Base de Corte PixScan

Essa base é incrível e acho que é uma das melhores sacadas da Silhouette. Uma tecnologia exclusiva que te permite fazer cortes em pontos específicos do material. Pode ser um papel que você imprimiu ou algum que você tenha comprado. Se você quer cortar aquele desenho que está no meio do papel ou o nome que você imprimiu, é com essa base que você deve trabalhar.

Ideal para fazer o Print and Cut perfeito. Se quiser mais dicar de como fazer o Print and Cut sem dar erros, veja este post aqui.

Essa base está disponível para todas as versões da Silhouette Cameo no tamanho 32,5cm x 29,5cm e para a Silhouette Portrait no tamanho 19cm x 29,2cm.

 

Bases de Corte Curio

A Silhouette Curio possui um sistema de base de corte diferenciado das outras Silhouettes. Ela funciona com um suporte de base rígido, disponível em 2 tamanhos: 21,6cm x 15,24cm (A5) e 30cm x 21cm (A4) e além disso você também vai trabalhar com as plataformas. Plataformas são placas usadas para o ajuste de altura do seu material dependendo do trabalho que você for realizar. O próprio Silhouette Studio vai te dizer quantas e quais deverão ser usadas.

É bem diferente do funcionamento da Cameo e da Portrait, pois a Curio também tem a função de marcar/gravar em materiais com até 5mm de espessura (saiba mais aqui), mas a base de corte é basicamente a mesma. Tem o grid para auxiliar no posicionamento do material e a película de cola.

É com essas mesmas bases que você vai fazer os trabalhos de pontilhado e gravação.

 

Base de Relevo Curio

A Base de Relevo também funciona com as plataformas que vêm com a Curio. O diferencial dessa base é que ela tem uma espécie de espuminha no lugar da película de cola. É isso que permite que o papel seja trabalhado com a ferramenta de relevo. Disponível também em 15cm x 21cm e 30cm x 21cm.

 

Base de Corte para Carimbos

Sabia que as Silhouettes também podem fazer carimbos personalizados? Isso mesmo, podem sim!

Essa é uma base menor que vem no Kit Inicial de Carimbos Silhouette, mas que também pode ser adquirida separadamente. Ela é própria para cortar o material para carimbos (uma mídia especial tipo silicone), essa base é compatível com todas as versões da Silhouette Cameo e Portrait.

No vídeo abaixo você poderá ver como utilizar a Base de Corte para Carimbos e entender melhor sua finalidade.

 

 

Lâminas de Corte Silhouette

As Lâminas de Corte Silhouette são feitas de liga de tungstênio sinterizado. É, pra maioria de nós não diz muita coisa, mas uma rápida pesquisa na internet te mostra que é um metal super duro, de alta resistência e ótimo para fazer lâminas afiadas.

A Silhouette tem lâminas com funções diferentes e é importante conhecer cada uma delas para fazer o uso correto dos equipamentos e ferramentas. E também para ter eficiencia no trabalho e um corte com precisão.

 

Como cortar na Silhouette: as dicas para o corte perfeito

 

Lâmina Comum (Roquete)

A Lâmina Comum é a mais conhecida, é a lâmina preta que acompanha a Silhouette Cameo 1 e 2, Portrait 1 e Curio.

É uma lâmina básica, que necessita de ajuste manual e que corta diversos materiais de até 0,3mm de espessura – papéis, vinil adesivo, transfers, cartolinas, entre outros.

 

Lâmina Premium

A Lâmina de Corte Premium possui o mesmo nível de corte da roquete, só que três vezes mais durável. Com a mesma versatilidade, mas com apresentação diferente, ela dura muito mais. Lembre-se que a durabilidade, como dito acima, depende sempre o uso e pode durar meses, se usada corretamente.

 

Lâmina Auto Ajustável

A Lâmina de Corte Auto Ajustável é a mais nova lâmina da Silhouette. Ela dispensa o ajuste manual e segue os comandos do programa Studio assim que você define qual material irá cortar. Isso mesmo, você não precisa ajustar o nível dela, a própria máquina faz isso por você!

Essa lâmina acompanha a Silhouette Cameo 3 e Portrait 2.

 

Lâmina para Tecidos

A Lâmina de Corte para Tecido é exatamente a mesma da Lâmina Roquete, o que muda é apenas a cor. Isso é porque recomendamos usar uma lâmina para papéis e outra especificamente para cortar tecidos. Assim os cortes ficam perfeitos e a vida útil da sua lâmina comum é preservada.

A lógica das lâminas é a mesma da tesoura para tecido e para papel. Não misture as duas, caso contrário você terá tesouras sem fio. Na Silhouette funciona da mesma forma.

 

Lâmina de Corte Profundo

A Lâmina de Corte Profundo foi projetada para cortar materiais mais espessos que as outras lâminas, ela corta até 2mm de espessura, dependendo do material. E vale lembrar que espesso não é denso! A Silhouette não vai cortar Papel Paraná, por exemplo.

Essa lâmina é compatível com a Silhouette Curio, Cameo 3 e Portrait 2. Você pode cortar couro falso ou outro material sintético, cortiça, e até mesmo EVA e feltro (com termocolante).

É importante frizar que a correta configuração da lâmina é muito importante para que o corte dê certo. Existem diferenças de espessuras e de qualidade de uma folha pra outra, de EVA por exemplo, é importante testar o corte antes de fazer todo o seu trabalho.

Outro detalhe que gosto de falar é que se seu desenho for muito detalhado ou pequeno é possível que seu corte não fique perfeito. Lembre-se que a lâmina é física, ela entra no material, faz curvas. Se o seu desenho for muito detalhado os movimentos da lâmina podem danificar sua peça. Da mesma forma é muito importante que a base e a lâmina estejam em bom estado.

 

Lâmina de Relevo – Fino e Grosso

As Lâminas de Relevo são uma ferramenta no mesmo formato da lâmina, mas com a ponta arredonda. Ao invés de cortar, ela vai marcar o papel criando alto ou baixo relevo.

Ferramenta exclusiva para a Silhouette Curio. As duas já acompanham a máquina.

 

Lâmina de Pontilhado e Gravação

A Lâmina de Pontilhado e Gravação é uma ferramenta que se parece com a lâmina, é afiada, mas não é pra corte. Ela faz trabalho de gravação ou pontilhado em folhas de metal.

Utilidade também exclusiva da Silhouette Curio. É vendida separadamente.

 

 

Quadro Comparativo das Lâminas de Corte

 

Como cortar na Silhouette: as dicas para o corte perfeito

 

Configurações de Corte

São 3 as informações mais importantes relacionadas as lâminas: o nível, a velocidade e a força. Se esses ajustes forem bem feitos o seu corte será perfeito!

O nível da lâmina significa o quanto ela será exposta. Quanto mais giramos e chegamos perto do 10, maior é a exposição da lâmina. Isso está diretamente ligado a espessura do material que será cortado. Quando escolhemos um material fino, como um Vinil Adesivo, o Silhouette Studio, irá definir lâmina no nível 1, porque o Vinil tem 0.1mm de espessura. A lâmina nível 2, irá cortar materiais com 0.2mm, nível 3 = 0.3mm, e assim por diante.

Quando configuramos a lâmina no nível 6 para um papel 180g, por exemplo, que costuma ser cortado com o nível 3, nós estamos super expondo a lâmina desnecessariamente e corremos o risco de danificar a base e a lâmina (dessa forma você desgasta mais rápido a ponta da sua lâmina e pode até quebrá-la). Super expor a lâmina não te garante um corte perfeito, e sim possíveis problemas.

 

A força da lâmina controla o quanto que a lâmina vai pressionar o material durante o corte. Quanto mais denso o material for, mais força será necessário. Por exemplo, a Cartolina Lisa (padrão do Silhouette Studio) pede lâmina 3 e usa força 20; já a Cartolina Texturizada (padrão do Silhouette Studio), também pede lâmina 3, mas usa força vai para 30. Ou seja, as cartolinas têm a mesma espessura, mas densidades diferentes. Sendo assim, precisam de forças diferentes para serem cortadas.

 

Dica Profissa

Se você achar que o material é mais espesso do que a configuração de lâmina que o programa está sugerindo, te oriento a AUMENTAR o nível da lâmina e DIMINUIR a força. Assim, mesmo se a lâmina for super exposta você reduz a possibilidade de dano diminuindo a força com que ela vai passar sobre o material. Se for necessário, aumente a força aos poucos até chegar na configuração ideal. Os testes de corte são importantíssimos, principalmente para materiais que você nunca tenha cortado antes.

 

Se quiser saber mais sobre as configurações de corte, veja este post aqui.

 

O Corte Perfeito

O segredo para um corte perfeito é a combinação exata e proporcional entre o nível de exposição da lâmina + a força. Se um papel pode ser cortado perfeitamente com lâmina 3 ou 4 e força 28 ou 30, escolha sempre os números mais baixos. Não há necessidade de usar valores maiores para “garantir” um corte perfeito, se ele já pode ser perfeito com valores menores.

O uso da lâmina com valores desnecessariamente aumentados diminui o tempo de vida da sua lâmina de corte.

Já falando sobre a velocidade do corte, ela só precisa ser alterada em casos de desenhos muito detalhados ou materiais espessos ou densos. Se você percebeu que alguma quina ou borda está ficando danificada durante o corte ou que o material é muito pesado, diminua a velocidade. A lâmina em velocidade menor vai passar com mais suavidade pelas curvas e será menos exigida em caso de materiais pesados. Esse ponto é também uma dica importante para você chegar ao corte perfeito!

 

Durabilidade das Lâminas de Corte

A durabilidade das lâminas de corte são, obviamente, muito variáveis. Depende da intensidade de uso, da frequência, do tipo de material que é usado pra cortar, se é usada da forma correta, ou não, com a configuração certa, entre outros pontos.

Materiais espessos vão desgastar mais a sua lâmina, da mesma forma que desenhos com muitos detalhes (onde a lâmina faz muitas curvas) podem afetar a sua durabilidade. A densidade dos materiais também afeta a vida útil da lâmina.

Lembre-se que alguns equipamentos podem cortar até 2mm usando a lâmina de corte profundo, mas espessura não é o mesmo que densidade. Alguns papeis mais fibrosos podem sujar a lâmina e deixar resíduos que podem afetar seu funcionamento. Por isso é importante a manutenção e limpeza das lâminas e bases de corte.

 

Como limpar a Lâmina de Corte

A medida em que a lâmina é usada, resíduos dos materiais cortados acumulam dentro da tampa e sujam o rolamento dela. Essa sujeira atrapalha o funcionamento da lâmina, impede que ela gire e faça as curvas com perfeição. É importante manter a lâmina sempre limpa. Como mostrado no vídeo anteriormente, é super simples limpar as lâminas de corte, olha só:

  • Gire sua lâmina até o zero.
  • Desenrosque a tampa com cuidado. Para a Lâmina Auto Ajustável use a chave que vem na máquina – aquela pecinha de plástico com 2 furos.
  • Use um pincel macio e que não solte cerdas para limpar a parte interna. Dependendo da sujeira um soprinho já resolve.
  • Feche bem a tampa e ela estará pronta para ser usada novamente!

 

Então é isso, espero que tenhamos conseguido ajudar você a cortar corretamente com sua Silhouette e a ter sempre o corte perfeito!!!

 

😉 😉 😉

Se você ainda não tem uma Silhouette ou deseja adquirir um modelo diferente ou equipamentos Mimo, aproveite o cupom de desconto abaixo e invista no seu negócio.

 

Cupom de Desconto Silhouette Brasil

 

Estou preparando outros conteúdos como este para te contar tudinho sobre nossos equipamentos, acessórios e materiais. Continue ligadinho aqui no Blog da Silhouette Brasil para não perder nenhuma novidade.

 

Se você ainda tiver qualquer dúvida, entre em contato! Temos uma equipe pronta pra te ajudar:

(31) 3528-4500 | contato@silhouettebrasil.com.br

Ou até mesmo pelas nossas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Bjs e até o próximo!!

Quer conhecer mais do meu trabalho? Clique aqui:

dt pri sathler

www.prisathler.com.br

Instagram

Pri Sathler

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta