Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Como metalizar convite

Olá! Eu sou a Laís Ribeiro e, hoje, estou aqui no Blog Silhouette Brasil para te ensinar a Como Metalizar Convite, usando a ferramenta Foil Quill. Vamos fazer um lindo convite de casamento com detalhes dourados. E quando o assunto é convite de casamento, seja nos tradicionais, modernos, rústicos ou temáticos, um detalhe metalizado é muito bem-vindo.

Por isso, metalizar os convites de suas encomendas irá trazer muitos clientes para você. E o mais legal é que o Foil Quill não precisa de impressão a laser, ele trabalha com foil termo reativo, ou seja, a transferência do foil para o material ocorre por meio de pressão e calor.

Antes de continuar a te ensinar a como aplicar efeito metalizado no seu convite, vale te lembrar que o Blog Silhouette Brasil é feito para facilitar o seu trabalho com scrap festa, scrapbooking, estamparia, costura, home decor e muito mais.

Isso quer dizer que, toda semana, aqui no Blog da Sil, você encontra novos posts, vídeos e podcasts incríveis sobre: as Silhouettes, acessórios, outros equipamentos e ferramentas, empreendedorismo, gestão de pequenos negócios e centenas de arquivos grátis para usar no Silhouette Studio.

 

Como Metalizar Convite de Casamento

Voltando ao passo a passo de Como Metalizar Convite, você pode usar o Foil Quill na maioria dos papéis, no vinil, acetato, papel vegetal, couro, tecido e madeira. Porém, para melhor resultado, o ideal é que ele seja usado em materiais mais lisos ou com texturas suaves.
DICA: Antes de oferecer ao seu cliente algo com um material ou um tipo de papel que é novo para você, faça um teste para ver o resultado, a viabilidade de produção, a durabilidade e pense a precificação de forma justa e estratégica. É muito importante você conhecer o produto que vende, para garantir a qualidade e precificar corretamente para não ficar no prejuízo.
Então, vamos colocar a mão na massa? Para fazer o projeto de hoje, vamos usar:

 

Materiais necessários para metalizar convites

 

 

 

Visite a loja da Silhouette Brasil para adquirir estes materiais e muito mais: loja.silhouettebrasil.com.br.
Pra começar, crie a arte. Essa arte deve conter somente a parte que será impressa. Você pode criar diretamente no Silhouette Studio, ou em outro programa de sua preferência. Eu, particularmente, gosto de fazer em outro programa e exportar em JPG, pois isso evita que meu projeto final no Studio fique muito pesado.

 

Crie a arte do convite

 

Com o Silhouette Studio aberto e a arte já pronta nele, ative as marcas de registro da página, pois ela servirá para a Silhouette identificar onde exatamente vai passar a ferramenta Foil Quill e depois onde irá cortar a borda do convite.
Colocando marcas de registro na arte no Silhouette Studio
Com a ferramenta de desenho retângulo (ou através de rastreamento, se for um corte com formato diferenciado), faça a linha de corte de seu convite, deixe na cor padrão, que normalmente é vermelha.

 

Faça a linha de corte de seu convite
Agora, usando uma cor de linha diferente da linha de corte (no exemplo, usarei dourado), faça nas partes em que aplicará o foil. Eu escolhi fazer nos nomes dos noivos e nos detalhes geométricos.

 

Marcação dos detalhes que ficarão em dourado
A ferramenta Foil Quill faz o mesmo percurso que uma lâmina faria, ou seja, somente contornos. Para preencher uma fonte, é preciso fazer alguns deslocamentos internos.

 

Configurando deslocamentos internos para preenchimento das fontes
Configuramos as cores das linhas, agora, vamos configurar as ações de cada uma. Na aba ENVIAR, selecione “LINHA”.  Para a linha dourada, que será feita a aplicação de foil, deixe marcado “Cartolina Lisa” como material e coloque a ação “Rascunho”.

 

Configuração de Corte no Silhouette Studio
Para a linha vermelha, que será cortada, use a configuração que você já está acostumado a cortar o material que estiver usando. Faça a impressão do convite em sua impressora (jato de tinta ou a laser). É importante conferir se a espessura das linhas (de corte e do Foil Quill) estão zeradas, para não sair na impressão.

 

Imprimindo o convite

 

Coloque a base magnética bem alinhada em sua base de corte da Silhouette.

 

Preparando a base magnética Foil Quill We R

 

Como iremos usar marca de registro para aplicar o foil em um lugar específico do convite, é importante que a folha impressa fique alinhada ao topo e ao lado esquerdo da base, assim, a Silhouette fará a leitura das marcas corretamente.

 

Colocando a folha do convite na Base Magnética Foil Quill
Corte o foil, deixando uma sobra de aproximadamente 2,5cm da arte, fixe-o no papel e base utilizando os ímãs e carregue a base na Silhouette.

ATENÇÃO! Os roletes de sua Silhouette devem estar posicionados para passar em cima das bordas da base Silhouette e não da base magnética.

 

Corte a Folha de Foil em Rolo Dourado We R
Fixe a folha de foil com na folha de convite com o imã

 

Como Ligar a Ponteira do Foil Quill We R

Em testes anteriores, descobri que, para metalizar convite, eu gosto mais do resultado da ponteira grossa, e é essa que usarei hoje. Isso é gosto pessoal, recomendo que você faça testes para conhecer as variações e escolher qual método de como metalizar convite mais te agrada.

Para usar na Silhouette, conecte o adaptador “A” na ponteira escolhida e encaixe-a no suporte da Silhouette.
Encaixe a ponteira Foil Quill no adaptador A para Silhouette
Coloque a chapinha protetora embaixo da ponta da ponteira do Foil Quill We R e, agora, você pode ligar em uma fonte de energia que tenha entrada USB, podendo ser no computador, notebook, usando um adaptador para ligar direto na tomada ou um powerbank. Aguarde 5 minutos para aquecer.
Coloque a chapinha protetora embaixo da ponteira do Foil Quill durante o aquecimento

Novamente na aba ENVIAR, deixe ativada somente a cor que fará a aplicação de foil.
Clique novamente em ENVIAR, mas marque apenas a cor que receberá o Foil
Com o Foil Quill aquecido, retire a chapinha protetora debaixo da ferramenta e já pode enviar o trabalho para a Silhouette.

 

Silhouette metalizando o convite com o Foil Quill
Foil Aplicado
Finalizada a aplicação do foil, retire a ferramenta Foil Quill do suporte de sua Silhouette e coloque sua lâmina de corte. Dica: Em produção em massa, primeiro faça todas as aplicações de foil e depois todos os cortes.

Descarregue a base, retire o papel da base magnética e ela da base da Silhouette. Em seguida, cole o papel direto na base Silhouette, ajuste a configuração deixando ativada somente a cor que fará o corte, e pode enviar para a Silhouette.

E está pronto seu convite de casamento com detalhes metalizados! Este passo a passo de como metalizar convite vai te ajudar demais!
Convite Metalizado Pronto
Close no detalhe metalizado
Sua vez de metalizar seus convites!
E o mais legal é que você pode usar essa técnica não só no convite, mas em toda a papelaria do casamento. Ah, e é claro que em vários outros trabalhos, diversos materiais e diferentes ocasiões também.
Se esse post sobre Como Metalizar Convites te inspirou e você já está produzindo lindezas como esta, poste foto em suas redes sociais e marque a gente com as arrobas @silhouette_brasil e @gruposilcomlais ou com as hashtags #silhouetteBrasil e #gruposilcomlais. Vamos adorar ver!

 

3 Dicas de Aplicação de Foil usando o Foil Quill We R

Não deixe de ver esses outros posts super legais sobre Foil Quill que você encontra aqui no Blog Silhouette Brasil.

  1. Alicação de Foil em Vinil Adesivo – Utilizando o Foil Quill ;
  2. Foil Quill – Sua Nova Forma de Aplicar Foil;
  3. Diferenças entre o Foil Quill e a Mimo Stamping.

 

É isso! Espero que você tenha gostado das indicações destes outros materiais também.

Veja também os passo a passos aqui no Blog da Sil, se encante e aprenda muito mais!!

Utilize o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua Silhouette ou equipamentos Mimo na loja da Sil e já inicie seu novo negócio fazendo lindos projetos de papelaria personalizada!

 

Cupom de Desconto Silhouette

 

Continue acompanhando o meu trabalho e as novidades da Sil.

 

Um abraço.

Laís Ribeiro

lais-ribeiro

Me acompanhe também no blog.laisribeiro.com.br e no Instagram: @laisribeiropers @gruposilcomlais.

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta