Olá! Sou o Gabriel Mina, do canal Estação Personalizados e parceiro da Silhouette Brasil. Neste conteúdo, eu vou te ensinar como criar arte do zero no Silhouette Studio utilizando a sua Cameo 5.
Como criar arte do zero no Silhouette Studio?
Está começando agora no mundo da Silhouette? Seja você alguém que já comprou a sua máquina de corte ou ainda está decidindo qual modelo levar para casa, este conteúdo vai te ajudar a dar os primeiros passos com segurança e criatividade.
Nesse sentido, vamos criar juntos um topo de bolo simples e prático, enquanto você se familiariza com o Silhouette Studio, o software oficial da marca.
Ao final, você vai entender como funciona o processo de criação e já terá seu primeiro projeto pronto!
Como Fazer Topo de Bolo no Studio Silhouette?
Em primeiro lugar, vamos instalar o programa Silhouette Studio no computador.
Assim que abrir o Silhouette Studio, você vai ir em editar/preferências, pois é onde você encontra a opção de unidade de medida, quando você abrir pela primeira vez, ele vai estar em milímetros e pode ser alterado para centímetros. Eu, particularmente, gosto de trabalhar em centímetros.
Já que vamos fazer um topo de bolo simples apenas com o nome, vamos clicar na letra “A” que aparece no canto esquerdo da tela, que é a ferramenta de texto. Ao clicar e selecionar o meio da tela a caixa de texto é aberta.
Como criar o projeto no Silhouette Studio
Aqui vou fazer um topo de bolo com o nome “Felipe”, mas você pode criar com o nome que preferir por aí. Após digitar o nome escolhido, vou selecionar todo o texto e mudar a fonte, tem muitas outras opções já instaladas, ou você pode instalar alguma preferida para utilizar nos seus projetos.
Em algumas fontes pode ocorrer um transpasse, onde uma letra pode ficar em cima da outra, fazendo com que a sua Silhouette corte em lugares que não deseja. Por isso, você precisa selecionar novamente todo o texto e clicar na opção “fundir” no canto superior direito.
Caso a sua fonte separe alguma letra da palavra que você escolheu, você precisa agrupá-las para movimentar toda a palavra de uma vez. Para isso, eu selecionei todo o texto, cliquei com o botão direito do mouse e cliquei em agrupar.
Em seguida, vamos utilizar a ferramenta de deslocar, onde iremos criar uma camada de fundo para o nosso topo. Então, vamos novamente selecionar todo o texto e clicar na Estrela que aparece no canto direto ou superior da sua tela, que é ferramenta de deslocar.
Deslocamento do projeto
Para fazer o efeito 3D no meu topo eu fiz o deslocamento, assim você consegue ajustar a distância, aumentando ou diminuindo a espessura desse fundo até encontrar o que fique melhor no seu projeto. Nesse caso, eu fiz com 0,80cm.
Ao deslocar, o seu projeto pode ficar com alguns detalhes centrais que você não queira que seja cortado, deixando um furo no seu fundo como aconteceu dentro do deslocamento da letra “F”.
Para resolver, basta clicar na linha do deslocamento com o botão direito e selecionar “Editar pontos”, clicar nos pontos onde não quero que apareça no meu projeto e remover clicando a tecla delete.
Logo depois, vamos enviar esse projeto para o corte. É só clicar em “enviar” no canto superior direito e selecionar a sua configuração de corte, que pode ser alguma já fornecida pelo Silhouette Studio, ou uma configuração salva por você.
Nesse projeto utilizei a configuração “Cartolina, lisa” já fornecida pelo Silhouette Studio, mas os ajustes vão depender da espessura do seu material, tempo e desgaste da sua lâmina, entre outros fatores.
Inclusive, é importante destacar que a Silhouette faz o corte na linha vermelha, e no caso desse projeto precisamos fazer dois cortes diferentes, um do nome e outro do fundo.
Dessa forma, para cortar um de cada vez é só selecionar tudo, clicar inicialmente em “ignorar linhas selecionadas”, clicar onde quer fazer o primeiro corte e clicar em “use o esboço da seleção”, e após o primeiro corte, fazer o mesmo no segundo.
Corte de papel na Silhouette Cameo 5
Enfim, vamos carregar a nossa Silhouette Cameo 5 e dar início ao nosso corte do fundo do topo de bolo. Para esse projeto, vou usar o Papel Color Pop Mimo 180g Vermelho e clicar em “Enviar” para que ela inicie o trabalho.
Depois que o corte for feito, é só destacar o seu projeto e iniciar o segundo corte.
Para o nome, vou utilizar o Papel Color Pop Mimo 180g Amerelo. Então, é só posicionar a base de corte, carregar e enviar o nome para corte.
Corte feito, é importante destacar seu projeto com muito cuidado, pois as letras normalmente são finas e podem ser rasgadas ao fazer esse processo.
Por fim, é só preparar a montagem do nosso topo de bolo, e, para isso, você vai precisar de um canudo, de Fita Banana Mimo e de uma Tesoura Profissional para fazer o corte dessas fitas em vários pedacinhos, se adequando ao seu projeto.
Depois que as fitas estiverem coladas no projeto, basta posicionar as letras no fundo que cortamos.
E, para concluir, basta colar o nosso canudo atrás do projeto posicionando o mais centralizado possível e o nosso topo de bolo simples está pronto.
Muito fácil criar arte do zero no Silhouette Studio, não é?
Confira esse conteúdo como criar arte do zero no Silhouette Studio também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:
Quer saber mais sobre como usar o Studio Silhouette?
Então, confira outros conteúdos do Blog Silhouette Brasil.
- Aprenda mudar as cores de qualquer imagens no Studio Silhouette – PAP
- Como Instalar o Silhouette Studio e Registrar Sua Máquina
- Como resolver erros no Silhouette Studio
- Silhouette Studio: O Que É e Diferenças Entre as Edições e Versões do Software
Veja Mais:
Parceiro Gabriel Mina
Um beijo, tchau!
Siga a Sil nas redes sociais
Canal YouTube Silhouette Brasil: @SilhouetteBrasilvideos
Instagram Silhouette Brasil: @silhouette_brasil