Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, Sil Lovers. Tudo bem? Aqui é a Sil, a sua parceira de trabalho. Se deseja  aprender a como fazer a encadernação e quais equipamentos são necessários para a prática, esse post é para você.

Sei que encadernação é um processo comum e muito necessário para diversos produtos e serviços. Por esse motivo, caso esteja enfrentando esta prática pela primeira vez ou queira se aprimorar é preciso saber mais sobre encadernar. 

Encadernação: Aprenda Quais os Tipos e Entenda Como Fazer

Onde Usar?

O processo de encadernação é essencial para juntar um número de folhas de forma segura e alinhada. Se faz útil ao entregar um projeto, portfólio ou trabalho. 

A encadernação conta com diversas alternativas para fazer o processo, seja através de uma opção manual e mais tradicional. E também, existe a possibilidade de ser mais mecânico. Contudo, depende da sua ideia e suas ferramentas. 

Seja para fazer um álbum de lembranças, diário, álbum de fotos ou inclusive entregar um trabalho ou portfólio a encadernação se torna uma alternativa excelente para apresentar de uma melhor forma o seu produto. 

Pois é uma alternativa simples, rápida e segura para juntar um volume de folhas que se enquadram na necessidade do cliente e também de quem irá receber o item.

Porém, antes de mais nada é importante que saiba quais os tipos de encadernação. Desta forma, conseguirá escolher a opção que melhor se enquadre nas suas necessidades de produto, cliente, entre outras questões.

Portanto, vale a pena conhecer com mais detalhes as técnicas de encadernação, possibilidades com ferramentas que estão próximas a você e inclusive que se enquadram dentro do seu bolso e competências.  

É fundamental que se questione qual é a forma a partir da qual precisa entregar o seu trabalho ou o seu projeto. E com isso, ver se a técnica é viável. 

Então, é importante saber qual é a identidade ou estética que deseja transmitir, os meios necessários e disponíveis para brindar a melhor imagem possível. No entanto, isso requer uma reflexão em relação aos meios que estão disponíveis e também o jeito que pretende fazer a apresentação. 

Quais os tipos?

Há varias formas de fazer encadernação aquelas que são mais manuais e artesanais, e também uma outra opção mais esteticamente refinada que precisa do uso de ferramentas especializadas.

Em relação aos tipos de encadernação existe a possibilidade de usar produtos que provavelmente estão por perto para uma opção mais manual ou artesanal ou o uso de ferramentas especializadas.

No caso de alternativas simples pode usar, por exemplo: 

Dobradura

Dobrar as folhas ao meio e usar um grampeador comum nas pontas para criar um pequeno livro que possa folhar. Para fazer este processo, tome muito cuidado com alinhar as folhas da melhor forma possível.

A partir de aí conseguirá um melhor resultado, e claro, cuidado com a segurança. 

Como fazer encadernação dobradura

Fita

Outra alternativa é usar uma fita grande onde colará as folhas dobradas, e depois colará a fita pela parte interna, para que consiga movimentar as páginas.

Para que esta técnica dê certo é necessário separar a quantidade de fita que corresponde ao dobro do tamanho da folha. Sendo assim, se a folha é 20 cm, precisa cortar aproximadamente 45 cm de fita para que embrulhe ambos os lados e crie a dinâmica de um livro.  

Há quem goste de fazer pequenos furos e colocar uma linha para juntar as folhas, proporcionando opções para que use materiais de linha diferentes. Para fazer os furos, pode ser mecanicamente usando um lápis ou uma ponta para fazer força.

Porém, se tiver uma furadeira de papel, fica ainda mais simples. 

Como fazer encadernação com fita

Costura

Uma outra opção é costurar levemente através dos furos com uma agulha tradicional. Para isso tem que furar levemente com a agulha e ir passando a linha. Porém, vale a pena porque deixa um visual muito mais clean.

Contudo, é bastante demorado e dependendo do número de folhas trabalhoso. 

Agora, se procura opções mecânicas existe maquinarias que perfuram as páginas, assim como diferentes materiais e qualidades de espirais para brindar o resultado esperado.

No entanto, continua sendo o mesmo processo que a encadernação artesanal, brindando orifícios e um meio que junte as folhas de forma segura. 

Este tipo de equipamento é essencial para aqueles que contam com uma papelaria ou com uma empresa que precisa constantemente da encadernação.

Por esse motivo, é fundamental que caso a sua demanda seja constante deste tipo de serviço, pense em investir neste tipo de maquinaria. A partir daí conseguirá você mesmo realizar suas encadernações sempre que for necessário. 

Acabamento 

Por fim,  para aqueles que buscam como fazer a encadernação é importante que se atente aos detalhes para assim, progredir com o trabalho da melhor forma possível. 

Dica: nunca se esqueça de alinhar as folhas da forma mais exata possível. Além disso, verifique que estão no sentido correto para que não exista nenhum tipo de acidente no momento de furar.

Logo, é fundamental que se preocupe com estes detalhes para que o resultado seja adequado. 

Margem

Em relação à margem também vale a pena tomar cuidado dependendo do tipo de encadernação que desejar. Isso porque eventualmente se o furo estiver muito por perto terá que tomar cuidado para que a borda esteja de forma adequada.

Permitindo que cumpra sua função de folhar páginas quando for necessário e que nenhum conteúdo se perca e acabe prejudicando a sua função original. Portanto, é sempre importante ver que seja realizado com o que há de melhor em questões de equipamentos de encadernação.

E já adianto que para a durabilidade, vale a pena usar wire-o que é um item de argola que brinda uma opção de uma apresentação dinâmica, estética mais adequada e também durabilidade. 

Sendo assim, acaba sendo ótimo quando for trabalhar com cadernos, agendas, portfólios, entre outros itens similares. Principalmente se forem comercializados ou distribuídos para fornecedores, parceiros de negócios ou até clientes.

Já que isso contribuirá grandemente com a forma e imagem que quer transmitir para aqueles por perto.

E aí, ficou alguma dúvida? Conta pra gente nas redes sociais.

Beijos e até mais!

Sil Brasil

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta