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Olá, Sil Lover! Eu sou a Thiara Ney, tudo bem por aí? Neste post, você vai descobrir o que vender em cada época do ano, ou seja, se seria melhor oferecer pro seu cliente um presente bem completo ou uma opção de lembrancinha personalizada.

Então, quer aprender como fazer isso? Confira mais uma aula do quadro “Seu Negócio Silhouette”, com conteúdos de empreendedorismo e reflexões para ajudar você a profissionalizar o seu negócio criativo.

 

O Que Vender em Cada Época do Ano? Presente ou Lembrancinha - Seu Negócio Silhouette

 

O Que Vender em Cada Época do Ano?

Neste conteúdo, vou te contar que tem hora certa para oferecer presente e lembrancinha personalizada, as duas opções podem funcionar superbem nos mais diversos modelos de negócio, desde que você entenda quando e para quem vai vender cada um.

Se você já trabalha com papelaria faz algum tempo, já percebeu que existem datas que a gente vende muitaaas lembrancinhas. Eu sempre tive experiências maravilhosas com a Páscoa e com o Dia dos Professores.

Pois, sempre lancei várias opções de lembrancinhas personalizadas que fizeram o maior sucesso, isso, porque, a cliente com quem eu sempre me comuniquei vendendo papelaria é a mãe com criança em idade escolar.

Desse modo, essas duas datas são momentos que elas compram muitas lembrancinhas para as crianças levarem para os professores.

Já quando chegava no Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e até no Dia dos Avós as vendas não eram tão significativas e eu ficava com a pulga atrás da orelha, até que percebi que o comportamento do meu cliente variava conforme a ocasião.

 

Lembrancinha de páscoa - o que vender em cada época do ano

 

Pensa aqui comigo, na Páscoa um monte de gente presenteia um monte de gente, certo? No Dia dos Professores mais uma vez é um monte de criança presenteando um monte de professor, e a mesma coisa no Natal, todo mundo presenteia todo mundo.

Por outro lado, nessas outras datas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós a gente não dá presente para todo mundo, a gente presenteia uma pessoa, e como a gente vai comprar só um presente, normalmente, a gente não quer dar uma lembrancinha, mas sim um presente cheio de significado com valor agregado.

Então, é aí que entram os presentes mais completos, com preço mais elevado e que vão ser comprados por aquele cliente uma vez só.

 

Presente dia das mães

 

Perfil do Seu Público Alvo

No entanto, eu estou falando sobre o comportamento da minha cliente da época, que era a mãe com filho em idade escolar. Quando o perfil do cliente é outro, todo esse comportamento muda também.

Por exemplo, vamos supor que a maioria dos seus clientes são professores ou escolas, ou outro tipo de empresa. Nesse caso, é bem comum que esse tipo de cliente compre lembrancinhas personalizadas também pro Dia dos Pais.

Porque eles vão oferecer para a criança presentear a família, e aí eles procuram por uma lembrança que seja afetiva, mas com custo mais baixo para atender todas as crianças daquela escola.

Dessa forma, eles vão comprar um monte de lembrancinhas para presentear em massa, é um comportamento totalmente diferente da mãe que vai comprar um presente pro filho dar pro pai.

 

Publico Alvo

 

 

Quer outro exemplo do que vender em cada época do ano? Vamos supor que a maioria dos seus clientes sejam noivos fazendo a papelaria do casamento, nesse caso, oferecer opções de presentes mais elaborados, em datas como a Páscoa e o Natal pode ser uma boa opção.

Esse perfil de cliente não quer comprar uma lembrancinha personalizada para um monte de gente, eles ainda não têm os filhos para presentear um monte de gente na escola, eles querem um presente muito especial para uma única pessoa.

Nesse sentido, você consegue perceber como tem espaços para os dois tipos de produtos? O que vai contar aqui é você ter clareza sobre qual é o perfil do cliente que você quer atender, como ele se comporta em cada data comemorativa para então você oferecer opções de presentes ou de lembrancinhas personalizadas de acordo com essa necessidade.

 

Presente ou Lembrancinha – Qual é o Melhor?

Inclusive, nada de achar que a lembrancinha é sempre um melhor negócio porque vende em quantidade tá? Vender um monte é legal, mas vender uma quantidade menor, de um produto de maior valor, é melhor ainda.

Afinal, me fala aí, você prefere vender 200 lembrancinhas de R$ 1 ou 10 presentes de R$ 2? Eu sempre dei preferência pelos 10 presentes de R$ 2, porque neles eu consigo rentabilizar mais com menor esforço, me comunicar com um cliente também que não fica querendo negociar preço e posicionar o meu negócio como uma empresa que oferece itens mais exclusivos sabe?!

 

Como Agregar Valor em Seu Produto?

Inclusive, é na hora de fazer esses presentes com maior valor agregado que a gente pode e deve incluir técnicas e ferramentas que muitas vezes as lembrancinhas não dão margem pra gente usar.

Então, é aqui que a gente vai aproveitar, por exemplo, para aplicar um efeito metalizado nas tags usando tanto a Silhouette Cameo 5 como a Curio 2 e a Ferramenta Heat Pen que faz esse trabalho de forma magnífica, quanto a Mimo Stamping com o foil metalizado.

 

Heat Pen na Curio 2

 

Ou, então, a gente vai fazer um trabalho diferenciado usando caneta branca para desenhar em um papel escuro na Silhouette, entregando um produto completamente diferente daquele que a gente vende no dia a dia pro cliente da lembrancinha personalizada.

Dessa forma, é aqui que a gente vai realmente investir nos detalhes, na percepção do cliente, na experiência que ele vai ter com o nosso produto, e vai mostrar para ele que cada centavo investido valeu a pena porque a gente tem, sim, as melhores ferramentas para entregar os melhores resultados.

 

Escrita com caneta branca

 

Lembrancinha Personalizada Vale a Pena?

É claro que eu não tô dizendo que fazer lembrancinhas não vale a pena, tá? Muito pelo contrário, comecei esse vídeo contando como eu sempre vendi muito bem as lembrancinhas personalizadas, de Páscoa e Dia dos Professores.

Só estou dizendo que é preciso entender o comportamento do cliente para se comunicar bem na hora de vender em cada época do ano, e não se frustrar no processo.

As lembrancinhas também são excelentes oportunidades de oferecer um produto mais enxuto, com um menor custo e alcançar mais pessoas de uma só vez.

Quando bem feitos, eles funcionam como uma excelente propaganda pro negócio e se você souber cobrar corretamente por eles, você vai conseguir ainda ter um bom lucro e reinvestir esse dinheiro na empresa.

Pode ser que neste ano, você ainda não tenha a Silhouette Cameo 5 para aplicar foil nos presentes que você quer fazer, mas se você vender bem as lembrancinhas de Páscoa, você pode levantar esse dinheiro e já ter um equipamento novo com mais funcionalidades para fazer presentes incríveis pro Dia das Mães.

 

Lembrancinha dia das mães

 

Afinal, Presente ou Lembrancinha?

Então, resumindo, tanto presentes quanto lembrancinhas são excelentes opções, desde que você saiba como vender em cada época do ano e para quem você vai oferecer cada um.

Ter clareza do perfil do seu cliente e como é o comportamento de compra dele nas mais diferentes datas sazonais é essencial para decidir o que e como vender.

E se hoje você não tem os equipamentos e ferramentas necessários para fazer presentes mais elaborados e com maior valor agregado, uma ótima estratégia é focar nas lembrancinhas personalizadas para levantar essa grana e investir no que você precisa para ter um trabalho diferenciado.

Por fim, cobrar corretamente pelo seu trabalho é a chave do sucesso de qualquer negócio, você também pode conferir algumas dicas que dei sobre como vender mais personalizados nas datas comemorativas nesse vídeo abaixo:

 

 

Confira esse conteúdo de o que vender em cada época do ano? Presente ou Lembrancinha também no Canal do YouTube da Silhouette Brasil:

 

 

Veja Mais:

Como Ter Sucesso Trabalhando com Personalizados

Como Vender Mais Personalizados nas Datas Comemorativas

Como Saber Seu Público-Alvo no Artesanato?

 

Thiara Ney

Um beijo, tchau!

 

Thiara Ney

Olá, crafters! Sou a Thiara Ney, empreendedora criativa há mais de 10 anos e apaixonada pelas possibilidades que a Silhouette oferece. Hoje, crio conteúdo e compartilho técnicas que aprendi ao longo dessa jornada, para tornar o trabalho artesanal mais profissional, tanto com informações sobre equipamentos e ferramentas, quanto com cursos e conteúdos de gestão, como comunicação, produtividade e finanças.

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