Últimos Posts

< Voltar
  • Como Montar uma Estamparia – Materiais, Técnicas e Ideias

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

    A Estamparia é um tipo de trabalho que pode ser abordado de diversas formas, cada um com suas peculiaridades e materiais específicos. Mas pra você que está iniciando agora ou pretende iniciar e, não sabe como montar uma estamparia, algumas formas podem te ajudar muito inicialmente, uma delas é utilizando a Silhouette – uma máquina de corte caseira, de baixo investimento e que te ajudará a iniciar seu negócio tendo um retorno financeiro rápido e lucrativo.

    Sempre falo pra todo mundo que conversa comigo sobre as “Silhouettes” que as possibilidades de uso delas são infinitas, existem inúmeras possibilidades de negócios e produtos que podem ser criados. No post em que falo sobre as diferenças de cada modelo de Silhouette – clique aqui se você ainda não leu – eu listei alguns possíveis nichos de mercado. E um deles é o de Estamparia de Tecidos.

    Acho que quase ninguém lembra que essa é uma das inúmeras possibilidades de uso das Silhouettes. Mas eu vou te dizer que tem muita coisa legal que pode ser criada e vendida. Vamos destrinchar um pouquinho esse assunto e espero que até o final desse post eu tenha te mostrado como pode ser interessante e rentável ter um negócio de estamparia personalizada de tecidos.

     

    Estamparia de Tecidos

    Vamos começar falando quais as formas ou técnicas que você pode utilizar para estampar diversos tipos de tecidos usando os equipamentos e materiais da Silhouette Brasil.

    Mas antes, assista o vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre as possibilidades de trabalho da Estamparia de Tecidos com a Silhouette.

     

     

    Eu não sei você, mas eu amo fazer coisas, objetos, produtos exclusivos, que tenham a minha assinatura e que ao mesmo tempo outras pessoas se identifiquem, amem e comprem esse produto. E uma forma muito legal de fazer isso é personalizando o material que você vai usar pra criar esse produto. Utilizar tecidos para isso é maravilhoso! O tecido é um material extremamente versátil.

     

    Materiais para Estamparia

    Agora você deve estar se perguntando: “como eu vou estampar tecidos com desenhos exclusivos e criar estes tipos de produtos?” Simples, utilizando os materiais que foram feitos para esse tipo de trabalho. Olha só…

     

    Silhouette

    Como uma impressora doméstica, a Silhouette se conecta a seu PC ou MAC com um simples cabo USB, mas ao invés de imprimir, ela usa uma pequena lâmina para cortar papéis de alta gramatura, vinil adesivo, papéis adesivos, tecidos, feltro, EVA, entre outros materiais. A Silhouette ainda possui a habilidade de reconhecer e cortar imagens impressas através de seu exclusivo sensor óptico, que faz a leitura das imagens e corta ao redor com precisão.

    E para utilização desses equipamentos a Silhouette desenvolveu o Silhouette Studio® – Software para edição e criação de imagens com muitas ferramentas para te ajudar a fazer qualquer tipo de projeto que sua criatividade mandar. E o mais legal é que são gratuitos, já acompanham a máquina.

    Além disso tudo, a Silhouette criou a Design Store, uma loja de arquivos digitais cheia de desenhos e projetos – cheia mesmo, são mais de MIL desenhos disponíveis para compra. E toda semana tem um desenho grátis, é só baixar e guardar na sua biblioteca.

     

    O que é Silhouette: Diferenças, vantagens e benefícios

     

    É com esses sisteminhas que você conseguirá desenvolver qualquer tipo de arte para estampar os tecidos que escolher e fazer lindos trabalhos personalizados.

    Aqui em nosso Blog temos vários passo-a-passos que ensinam a fazer este tipo de trabalho. Veja este PAP aqui e aprenda a rastrear imagens prontas e como cortá-las nos Transfers.

     

    Prensa Térmica

    A Prensa Térmica é um equipamento para termo transferência, ela fará sublimação em tecidos poliéster para personalização de camisas, bolsas básicas, aventais, capas de almofadas entre outros produtos. Ideal para quem for trabalhar com aplicação de Transfer em tecidos.
    Para facilitar e agilizar o trabalho, a Prensa Térmica Magnética possui um sistema para abrir automaticamente após o tempo programado, dessa forma padroniza a produção e evita a perda de materiais, além de proporcionar um uma melhor aplicação para seus produtos.

    Transfer para Tecidos

    O material mais conhecido pra o trabalho de Estamparia Personalizada é o Transfer. O transfer é uma material que adere no tecido através do calor. Pra isso você pode usar um ferro de passar roupa comum ou uma Prensa Térmica.

    A Silhouette tem o Transfer já colorido e com acabamentos diferentes. Existe o Transfer Felpudo – com uma textura de camurça; o Transfer Comum – que é lisinho; e o Transfer Metálico, que é novíssimo no mercado. A Silhouette Brasil tem também o Transfer Brilha no Escuro e o Refletivo – ambos com efeitos muito legais e que podem dar um toque mais divertido em alguma peça – e também os Transfers Imprimíveis para tecido claro e escuro. Esse material deve se impresso numa impressora jato de tinta e depois recortado na máquina. É uma forma muito legal de criar um desenho próprio e bem colorido.

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Ecobag com aplicação de Transfer Imprimível para tecidos claros (flores) e Transfer Comum Preto (texto).

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Almofadas estampadas com o Transfer Felpudo Azul Escuro.

    Dica: 100% de aproveitamento do material com uso de forma e contra forma da estampa recortada na Silhouette. Fica a dica 😉

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Almofada estampada também com o Transfer Imprimível para tecidos claros.

    Dica: o ferro de passar deve ser usado sem vapor e ele deve ser capaz de atingir uma temperatura mais alta. Não tão alta para queimar o tecido nem derreter o Transfer, mas quente o suficiente para colar o Transfer no tecido. Fiz testes com ferros de passar mais fracos e não funcionou. E se seu ferro for mais pesado, melhor ainda! A pressão é importante para ajudar na fixação do Transfer. Por isso uma Prensa Térmica é ideal para este tipo de trabalho, facilita muito!

     

    Pintura em Tecido com Stêncil

    Criar um desenho exclusivo no Silhouette Studio, recortá-lo no Stêncil na Silhouette e depois fazer a aplicação de Tinta para Tecido é mais uma forma de estampar tecidos. Veja esse passo-a-passo aqui e aprenda a fazer esse processo.

    A Silhouette Brasil possui materiais de Stêncil que podem ser recortados nas máquinas para criar moldes incríveis! Tem o Vinil Stêncil, um material mais maleável e descartável e o Stêncil Adesivo Reutilizável – ideal para fazer peças repetidas. Lá na loja virtual da Silhouette Brasil você também encontra várias cores de Tintas para Tecidos e algumas que são especiais – a Tinta que Brilha no Escuro e as que são Sensíveis à Luz.

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

    Esse Tênis foi estampado com Stêncil e Tinta pra Tecido.

     

    Tinta para Tecidos

    As Silhouettes também fazem carimbos personalizados! Está assutado(a) por não saber que é possível fazer carimbos na Silhouette? Pois é, faz e muito bem feito! Com o Kit Inicial de Carimbos é possível criar vários moldes diferentes com o desenho e tamanho que quiser. E se você usar tinta de tecido no lugar da carimbeira, você poderá carimbar tecidos e criar estampas incríveis!

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Essa camiseta foi estampada com um carimbo que criei na Silhouette Cameo e apliquei tinta para tecido.

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Aqui o mesmo esquema. Guardanapo de tecido estampado com carimbo feito na Cameo + tinta pra tecido.

     

    Strass Termocolante

    O Strass é também uma forma de estampar tecidos ou de apenas dar um toque mais delicado a outros trabalhos de estamparia.

    A Silhhouette Brasil possui um Kit Inicial de Personalização com Strass que já vem com todos os itens necessários para você fazer um trabalho com Strass. Além disso existem ouras inúmeras cores de Strass e 3 tamanhos diferentes de pedra para você criar o que imaginar!

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Boné estampado com o Strass Termocolante da Silhouette. O legal deste Strass é que ele é perfeito para trabalhos de estamparia. A qualidade é excelente e gruda que é uma beleza!

     

    Carimbo para Estampar Tecidos

    Sim, dá pra carimbar tecidos utilizando as máquinas de corte da Silhouette, como mostrei acima, mas também dá para fazer carimbos personalizados com a Silhouette Mint – uma máquina digital específica para criar carimbos exclusivos, coloridos e ricos em detalhes.

    Mas a tinta da Mint não é resistente à água, sendo assim dá pra usar em tecidos que não serão lavados ou que serão usados por um curto tempo. Pensando em tecidos que podem ser estampados para eventos, por exemplo, isso funciona super bem. Ou que terão um uso mais decorativo/cenográfico também. Infelizmente o carimbo da Mint não funciona com a tinta de tecido :(, mas, como disse, existem usos possíveis para um tecido não lavável.

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

    Fiz esse cacto pintando todo o tecido à mão (veja como nesse PAP aqui) e depois carimbei os triângulos com um carimbo feito na Silhouette Mint.

     

    O quê fazer e quais produtos vender

    Os nichos de mercado pra quem quer trabalhar com estamparia de tecidos são variados e cada um tem um leque de produtos que podem ser desenvolvidos. Como sempre digo, o que coloco aqui são algumas das minhas ideias, você pode e deve ter outras tantas!!

    Coloquei no quadro abaixo um pouco do que pensei dentro do tema estamparia. Olha só…

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

     

    Te convido a baixar nosso e-Book sobre Home Decor. Se você descobriu que quer fazer itens pra casa você tem que baixar! Se você descobriu que gosta mesmo é de moda ou que quer trabalhar com eventos, te falo que você também deve baixar nosso e-book. Ele tem muita informação que pode te ajudar independente do nicho de mercado que você quer atuar.

     

    Como Montar uma Estamparia - Materiais, Técnicas e Ideias

    Baixe o e-Book aqui

     

    Temos aqui uma listinha completa + ideias incríveis pra você começar seu negócio de personalização de camisetas. Se você descobriu que seu ramo é o de moda, veja esse conteúdo!

    Nosso Blog também está cheio de conteúdo pra te ensinar a usar os materiais e equipamentos e tem muita inspiração por lá. Toda semana colocamos muita ideia legal no ar pra ajudar pessoas como você a criar cada vez mais.

     

    Se você ainda não tem uma máquina Silhouette e agora sabe qual negócio quer começar, aproveite o cupom de desconto abaixo para adquirir a sua e economizar!

     

    Cupom de Desconto Silhouette Brasil

     

    Fique de olho no nosso Blog e siga a Silhouette Brasil nas redes sociais assim você não perde nenhuma oportuniade de aprender mais!

     

    Bjs e até o próximo!!

    pri-sathler

    www.prisathler.com.br

    Instagram

    Pri Sathler