Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Olá, crafters! Eu sou a  Thiara Ney,  do Time de Designers Silhouette Brasil, e hoje vim te mostrar como fazer bijuterias. A ideia é te mostrar uma nova oportunidade de negócio, em uma área ainda pouco explorada por empreendedores do mercado craft: a impressão 3D.

Neste passo a passo, você vai ver como pode ser prático e vantajoso começar um negócio de bijuterias produzidos com a Impressora 3D Silhouette Alta. Vou te ensinar a fazer o pingente para colar desta foto abaixo. Mas, é claro que você pode criar brincos, pulseiras e muito mais usando a sua imaginação.

como-fazer-bijuterias

 

O que é a Silhouette Alta?

Certamente, você já deve ter se feito esta pergunta. A Alta é uma impressora 3D que usa filamento de PLA de 1,75mm. Ela derrete o filamento a 200 graus e, assim, cria peças incríveis a partir dele.

 

 

Uma das vantagens do filamento PLA usado pela Alta é que ele feito a partir do milho, ou seja, é biodegradável. Assim, usar o PLA como matéria prima do seu pequeno negócio faz de você um empreendedor que contribui para a diminuição da poluição e para preservação dos recursos naturais.

Além disso, o PLA é reciclável, isto é, também pode ser reutilizado, derretido e transformado em filamento de novo por empresas especializadas nesse mercado.

Mas, para usar a Silhouette Alta, além do filamento, você vai precisar do software Silhouette 3D. Mas, ele pode ser baixado gratuitamente no site da Silhouette America clicando aqui.

E você sabia que, além disso tudo, com a Silhouette Alta você também consegue imprimir qualquer peça em 3D? Isso mesmo! É só usar a sua criatividade e habilidade para fazer as criações, isto é, deixar a impressão por conta dela. Sonho demais, né?

 

Como Fazer Bijuteriais com Impressão 3D

Logo após ter finalizado a instalação do Silhouette 3D, é só abrir o programa em seu computador e começar a projetar. Para isso, vou te ensinar a fazer um lindo colar com duas cores de filamento, bem minimalista e perfeito para dar o pontapé inicial no seu pequeno negócio de impressão 3D.

Para isso, a gente vai começar desenhando um cilindro desta forma:

 

Em seguida, redimensione-o para 65 mm de diâmetro e 2 mm de altura, assim:

 

Depois, a gente usa a ferramenta de faca para cortar ao meio, ou seja, para fazer duas metades idênticas.

 

Em seguida, a gente desenha outro cilindro, com 2 mm de diâmetro e 5 mm de altura, e posiciona na pontinha do meio círculo. É aqui que será feito o furo para passar a corrente do nosso colar.

 

Feito isso, agora, selecione tudo e, com a ferramenta Modificar, vamos subtrair o cilindro pequeno no meio círculo. Aí, é só fazer a mesma na outra metade.

 

Com as duas metades feitas, é só enviar para impressão. Nesse sentido, a gente vai ligar a Alta e carregar o filamento, colocando uma das cores aqui nessa portinha. Porém, no software, você precisa clicar em Load Filament para carregar o material.

 

Enfim, com tudo certo, é só enviar para começar a impressão 3D.

 

Materiais para Fazer Bijuterias

Confira os materiais que você usará para fazer as bijuterias na impressora 3D depois que estiver com o projeto pronto no Silhouette 3D:

 

 

Visite a loja Silhouette Brasil e compre estes e muitos outros materiais: loja.silhouettebrasil.com.br.

 

Após estar com estes materiais em mão, comece a fazer a impressão 3D. Durante a impressão você pode perceber que a Alta não imprime tudo maciço, mas faz um quadriculado no interior da peça de PLA. Isso faz com que suas impressões sejam mais leves e econômicas.

 

 

Veja, a seguir, como a peça vai sendo formada em 3D.

 

 

Quando acabar de imprimir, a gente faz a troca do filamento. Para isso, é só usar o software para descarregar o filamento atual e carregar o novo filamento. Então, é só imprimir o outro lado, com a outra cor desta forma mostrada na foto abaixo.

 

Depois dos dois lados impressos, aguarde esfriar para retirar a peça da base da impressora 3D. Você pode usar a Espátula Silhouette para te ajudar.

 

Para colar as duas partes, usei cola instantânea em gel, pois ela permite movimentar as peças antes da colagem completa, isto é, permanente.

 

Depois, é só usar o Alicate para Encadernação e Corte de Espiral The Cinch We R para colocar argolas nos furinhos para fixar a corrente e prontinho!

 

 

O que pode fazer com impressora 3d

Aqui, no Blog Silhouette Brasil, tem outros dois passo a passos ensinando duas ideias bem legais que você pode fazer com impressora 3D. Um deles, é de plaquinhas com letras 3D para home decor e o outro mostra como fazer cortadores de biscoito para confeitaria. Confira clicando nos títulos a seguir:

  1. Como Fazer Letras 3D Impressora 3d – Molde Grátis
  2. Como Fazer Cortador de Biscoito – Silhouette Alta

Uma das coisas mais importantes para empreender no mercado de impressão 3D é entender que seu produto é exclusivo, ou seja, que isso agrega muito valor.

Sendo assim, ao precificar seu produto, lembre-se de não contabilizar somente o material utilizado e o tempo gasto, mas sim tudo o que é intangível, como a sua criação, seu olhar e o design mesmo daquela peça.

Agora, aproveita e já vai adquirir a sua Silhouette Alta e todas as cores de filamentos disponíveis em loja.silhouettebrasil.com.br. Nesse sentido, use o cupom de desconto abaixo (válido apenas para o equipamento):

 

 

Um beijo, tchau!

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta