Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber

Antes de começar a te contar as 10 coisas que você precisa saber sobre a Silhouette eu tenho que te falar o que é uma Silhouette. Muito bem, você provavelmente já ouviu a palavra Silhouette em algum lugar. Certo?!

Se você tem curiosidade para saber como são feitos os personalizados de festas, as decorações de casa (Home Decor), a personalização do vestuário, etc, este post vai ter contar tudo sobre as poderosas plotters de recorte que são responsáveis por estes trabalhos e muitos outros por aí, as amadas e sonhadas Silhouettes!

 

O que é Silhouette

A Silhouette é uma produtora de máquinas eletrônicas de corte. As máquinas são compactas, completas e capazes de cortar uma enorme quantidade de materiais e facilitar a nossa vida.

Antigamente, as plotters de recorte eram exclusivas de gráficas, somente designers, publicitários e pessoas da área sabiam desenvolver projetos que seriam feitos por essas máquinas. Hoje a história é bem diferente e, graças à Silhouette, temos acesso a essa maravilha.

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber o que é silhouette

A Silhouette é uma empresa Americana. É de lá que vem todas essas ideias incríveis de equipamentos e materiais que tornam o nosso momento criativo muito melhor. E juntamente com a Silhouette Brasil elas têm como objetivo oferecer tecnologia e produtos exclusivos para que os criativos consigam desenvolver belos projetos, independente do nicho de mercado que estejam inseridos.

Um dos principais diferenciais da Silhouette é que ela é de pequeno porte, sendo assim ela cabe no nosso bolso e na nossa casa!

 

Silhouette Brasil

A Silhouette Brasil completou, em 2018, nove anos de existência. Desde 2011 a empresa é líder de mercado na venda de Silhouettes no país. Atualmente a Silhouette Brasil é referência para as ‘silhouetteiras’, já que a empresa além de vender plotters de recorte, disponibiliza arquivos grátis, passo a passos diversos e outros conteúdos no Blog.

A Silhouette Brasil é responsável por ajudar a profissionalizar milhares de artesãs brasileiras, ao levar a elas um equipamento que auxilia na produção de personalizados e expande o ramo de atuação.

Bom, sem mais delongas, vamos as 10 coisas que você precisa saber sobre as Silhouettes!

 

1- Diferença Entre as Silhouettes

Atualmente são três modelos diferentes de Silhouettes (máquinas de corte), além de uma que produz carimbos personalizados, a Silhouette Mint, e outra que faz impressões 3D, chamada Silhouette Alta.

Cada uma das Silhouettes se encaixa em um perfil de trabalho. Antes de escolher a sua você precisa saber tudo sobre elas, para entender qual é a Melhor para você e seu negócio, se for o caso.

A Silhouette Cameo 3, além de cortar os materiais mais comuns, como papéis, tecidos e Vinil Adesivo, irá cortar também materiais mais espessos com até 2mm de espessura, como o EVA e o feltro. Sua área de corte é a maior da família Silhouette, chegando até uma folha A3, ou 3m de comprimento em materiais de rolo. Ela também possibilita o trabalho com as Lâminas de corte Auto Ajustável e Corte Profundo, além de poder trabalhar via Bluetooth.

Silhouette Portrait 2 é a versão compacta da Silhouette Cameo 3, ela possui as mesmas ferramentas e nível de corte, mas com uma área de corte menor, chegando a de até uma folha A4, ou 3m de comprimento em materiais de rolo.

Já a Silhouette Curio tem o mesmo nível de corte que a Cameo 3 e a Portrait 2, mas é capaz também de fazer relevo, e gravação em materiais de até 5mm de espessura. Sua área de corte tradicional é uma folha A5, mas pode ser estendida até uma folha A4 com a base que é vendida separadamente.

No post abaixo, a designer da Silhouette Brasil, Pri Sathler, conta detalhadamente as funções de cada uma das máquinas. Portanto, leia o conteúdo antes de comprar a sua Silhouette!

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber, diferença entre as Silhouettes

 

 

2- A Silhouette Imprime?

Essa talvez seja a pergunta de um milhão de dólares! As Silhouettes são plotters de recorte, sendo assim, elas não fazem impressões. Mas é possível que você faça um processo chamado Print and Cut.

O Software da Silhouette permite que você envie os desenhos para alguma impressora e depois de impressos, ela lê as marcas de corte e faz o corte de acordo com o programado no Silhouette Studio.

Este processo exige algumas técnicas para que ele saia perfeito, para não errar no Print and Cut é só você ler este conteúdo maravilhoso que a DT Grazi Machado fez.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: PRINT AND CUT NA SILHOUETTE

 

3- Softwares Silhouette

As Silhouettes Cameo, Curio e Portrait, operam com um Software próprio, o Silhouette Studio. Já a Silhouette Mint utiliza o Mint Studio. E o Silhouette 3D é o responsável por criar arquivos que são impressos na Silhouette Alta.

Os Softwares Silhouette são ideais para edição e criação de arquivos digitais, já que eles contam com muitas ferramentas para te ajudar a projetar e fazer qualquer tipo de projeto que sua criatividade mandar. E o mais legal é que são gratuitos e já acompanham a máquina.

No vídeo abaixo, a DT Elaine Turola explica tudo sobre o Silhouette Studio:

 

 

Para quem deseja mais recursos e ferramentas de edição, a Silhouette disponibiliza versões mais completas do programa. Você pode conhecer mais sobre elas no conteúdo abaixo, que mostra a diferença entre as versões do Silhouette Studio.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber, diferença entre versões do Software

4- Arquivos Silhouette

A Silhouette tem uma loja só de arquivos. Na Design Store você pode comprar vários tipos de arquivos e criar uma biblioteca incrível. O mais legal é que uma vez por semana eles disponibilizam um arquivo grátis, a dica é você baixar todos eles, já que quanto mais arquivos tiver na sua biblioteca, melhor!

Quando você compra a sua Silhouette você ganha vários arquivos grátis, a quantidade pode variar de acordo com o modelo da máquina. Para receber os arquivos automaticamente é só conectar o equipamento ao Silhouette Studio.

E se você quiser arquivos grátis para sua Silhouette, veja o post abaixo e aproveite!

 

Arquivos grátis para Silhouette

 

 

 

5- Como Cortar na Silhouette

Cortar na Silhouette é uma arte simples, mas que necessita de conhecimento. Para cada tipo de mídia você deve utilizar uma configuração diferente e, por vezes, uma lâmina específica para o trabalho.

Para recortar tecido, por exemplo, há uma lâmina específica, assim como para recortar materiais mais espessos, como EVA e feltro, que é necessário que você utilize a Lâmina de Corte Profundo.

Alguns materiais, como o acetato, podem exigir que você passe a lâmina mais de uma vez para que o corte na Silhouette saia perfeito. Pensando nisso, a DT Pri Sathler fez este post para que você alcance o corte perfeito. E nunca se esqueça de testar antes de recortar o seu trabalho.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: COMO CORTAR NA SILHOUETTE AS DICAS PARA O CORTE PERFEITO

 

6- Erros na Silhouette

Grande parte dos erros apresentados pela Silhouette são decorrentes de falha humana. Na hora do trabalho, nós podemos dar algum comando errado para a máquina ou configurá-la de forma inadequada e, desta forma, ela acaba apresentando falhas.

Para te ajudar a minimizar os erros apresentados na máquina, fizemos um post maravilhoso que conta quais são os principais erros apresentados pela máquina e como resolvê-los.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber ERRO NA SILHOUETTE? VEJA 7 DICAS PARA EVITÁ-LOS

 

7- Materiais de Qualidade

Se você quer ter sucesso no mundo dos personalizados você deve utilizar materiais de qualidade na produção das suas peças. Aquela velha frase “O barato que sai caro” é muito comum neste universo.

É pensando nisso que a Silhouette tem um leque enorme de produtos e materiais especiais para serem usados com as máquinas.

São diversos tipos de papéis, transfer para tecido, adesivos imprimíveis, vinil, tintas, canetas, ferramentas e várias outras coisas muito legais. Todos os materiais são de primeira qualidade e perfeitos para deixar qualquer projeto ainda mais personalizado e sofisticado.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: Materiais de Qualidade Sillhouette; Lâminas Silhouette

 

O cuidado com a qualidade dos materiais também se aplica na hora de comprar suprimentos para as Silhouettes. Lembre-se sempre que a Silhouette é o seu instrumento de trabalho, por isso ela deve ser bem cuidada para que não apresente defeitos.

Por isso, fique ligado nessas dicas valiosas:

  • Nunca utilize nas Silhouettes bases de corte que não são originais da marca;
  • Nunca reponha cola na base, já que isso pode empenar o eixo do seu equipamento;
  • Sempre compre Lâminas de Corte originais;
  • Nunca use filamento paralelo em sua impressora 3D.

 

8- Primeiro Negócio Com a Silhouette

Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio e investir em uma Silhouette pode ser o primeiro passo para realizar este sonho. O investimento em uma Silhouette é baixo e, você pode trabalhar de casa ou em um pequeno ateliê.

Mas muitas pessoas tem dúvidas de qual segmento seguir e, pensando nisso a Silhouette Brasil criou alguns conteúdos para te ajudar a investir no negócio certo.

Com a Silhouette, você pode abrir uma pequena estamparia e criar camisas, bonés, acessórios e vários outros personalizados. O post abaixo conta tudo sobre este tipo de negócio para você não errar na hora de investir.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: COMO MONTAR UMA ESTAMPARIA – MATERIAIS, TÉCNICAS E IDEIAS

 

Com a Silhouette você também pode abrir um pequena empresa de decoração de ambientes. O Home Decor é um nicho de trabalho em constante crescimento e o e-Book abaixo foi criado pensando nisso. Nele a Pri Sathler conta tudo que você precisa saber para investir em decoração de ambientes.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: E-BOOK HOME DECOR E SILHOUETTE: COMO TER SUCESSO NESSA ÁREA

 

O primeiro tipo de trabalho que vem a mente de quem compra uma Silhouette é a papelaria personalizada. Este tipo de trabalho é muito comum entre as Silhouetteiras e também virou um e-Book escrito pela DT Thiara Ney, nele ela conta tudo sobre este universo e te ajuda a começar seu próprio negócio de ScrapFestas!

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: E-BOOK: COMO COMEÇAR A TRABALHAR COM PAPELARIA PERSONALIZADA

 

9- Como Ganhar Dinheiro Com a Silhouette

Muitas pessoas que se interessam pela Silhouette estão a procura de renda extra. Muita das vezes, são mães que querem independência financeira sem sair de casa, já que precisam ficar perto dos filhos.

Com a Silhouette, alcançar este objetivo é possível, mas para isso você precisa valorizar o seu trabalho. Em cada projeto feito, além do custo dos materiais você investe tempo e criatividade, por isso é necessário que você inclua o valor do seu tempo no orçamento.

Nossa parceira Larissa Minassa deu dicas valiosas para você aprender a precificar o seu produto.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: PRECIFICAÇÃO PAPELARIA PERSONALIZADA: COMO PRECIFICAR MEU PRODUTO

 

Já a nossa designer, Thiara Ney, deu cinco dicas para quem quer ganhar dinheiro com a Silhouette. Se você quer saber quais são é só acessar o post abaixo.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: 5 dicas de como ganhar dinheiro com a Silhouette

 

Além dessas dicas valiosíssimas a Thiara deu algumas ideias para fazer na Silhouette. Com elas, você pode expandir o seu nicho de trabalho e ganhar ainda mais dinheiro com papelaria personalizada.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: IDEIAS PARA FAZER NA SILHOUETTE

 

10- Ferramentas para Scrap

Conhecer as ferramentas necessárias para cada tipo de trabalho também é fundamental. Antes de aceitar algum tipo de encomenda, você deve ter em mente quais os materiais e acessórios necessários para executar aquele serviço.

É por isso que você sempre deve investir em ferramentas para o seu ateliê, dessa forma você nunca vai deixar de pegar uma encomenda por não ter como confeccioná-la.

Todas as ferramentas para scrap tem funções específicas e se você quer entender para o que serve cada uma, é só acessar o conteúdo abaixo.

 

Silhouette: 10 Coisas Que Você Precisa Saber: FERRAMENTAS PARA SCRAPBOOK E SCRAP FESTA

Por hoje é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado das dicas. Fique de olho aqui no Blog para não perder nenhuma novidade.

Aproveite o cupom de desconto abaixo e compre a máquina perfeita pra você! E se você ainda tiver dúvida entre em contato conosco, temos uma equipe pronta pra te ajudar!

 

Cupom de desconto Silhouette

Gostei
Comentários
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Deixe uma resposta